Secretária de Ação Social, Suzana Matias, amplia os serviços da Rede de Proteção à Mulher e realiza evento em parceria com o 11º BPM em Itaberaba

0
Hospital Regional de Itaberaba

A Secretária de Ação Social e Cidadania e primeira dama de Itaberaba, Suzana Matias, promoveu, na quarta-feira (13-09) em parceria com 11º Batalhão de Polícia Militar”, um dia de intenso discurssão e trabalho sobre à segurança das mulheres que sofrem de violência doméstica, foram abordados temas e mecanismos de defesa e proteção para mulheres e foi anunciado a Instalação da Unidade do Ronda Maria da Penha em Itaberaba.

A mesa foi composta pela vice-prefeita de Itaberaba, Maria José Novais, a secretária de Ação Social e Cidadania, Suzana Matias, José Antônio Sampaio, presidente da Câmara de Vereadores, do Major PM Marcos Índio, representando o Comando de Policiamento Regional da Chapada Diamantina (CPR-Ch), do Tenente Coronel PM Francisco Luiz da Fonseca Issa, comandante do 11º BPM, e do subcomandante, o Major PM Jailson Amâncio.

Os presentes puderam acompanhar uma palestra, ministrada pela subcomandante do Ronda Maria Penha, Capitã PM Ana Paula Costa de Queiroz. O Ronda Maria Penha, criada em 2015, é fruto de um trabalho que começou com mulheres dentro da própria PM, que busca oferecer proteção às mulheres vítimas de agressão física e psicológica.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!

A implementação do Ronda Maria da Penha em Itaberaba fortalece a rede de atenção à mulher em situação de violência e contribui na prevenção da violência doméstica. A unidade especializada é voltada para o atendimento à mulher com medida protetiva decretada pela Justiça. O Ronda contará com uma equipe de policiais que vistoriam regularmente o cumprimento da medida, visitando a residência da mulher sob proteção da Lei Maria da Penha.

A Secretária de Ação Social, Suzana Matias, desde que assumiu a pasta, está engajada no fortalecimento e implantação de politicas de defesa aos direitos e proteção das mulheres, ela voltou a destacar a importância de projetos desse gênero, para melhorar a vida das mulheres. “Tanto eu, quanto o prefeito Ricardo e todo o nosso time de governo, abraça estes projetos novos em nossa cidade, porque entendemos a necessidade de assumir este compromisso. Estamos fortalecendo a nossa Rede de Proteção à Mulher, com ações que terão um efeito preventivo, vamos batalhar para que os números continuem a diminuir e fazer com que as mulheres não sofram nenhum tipo de violência”, disse.

O Ronda é considerada uma referência em todo país. A comandante da Operação na Bahia, major Denice Santiago, foi
premiada este ano pelo Senado Federal pelo trabalho à frente da operação. A capital teve a primeira unidade especializada do Ronda que começou no Subúrbio Ferroviário em 2015. Atualmente mais de 1000 mulheres estão sob a guarda do Ronda em todo o Estado.

O Tenente Coronel Issa, da Polícia Militar, Comandante do 11º batalhão, sediado em Itaberaba, destacou em seu discurso a importância do debate sobre tema violência contra as mulheres, pontuando o pioneirismo da PMBA e enfatizando a instalação da nova Unidade Especializada no 11º BPM. “Para mim, é um motivo de satisfação muito grande, está dando o ponta pé inicial aqui em Itaberaba. A nossa Unidade não podia ficar para trás. Nossa equipe não podia deixar de trabalhar para trazer esta nova Unidade da Polícia Militar para Itaberaba” Disse.

Antes de Itaberaba, cidades como Itabuna, Salvador, Feira de Santana, Paulo Afonso, Juazeiro e Vitória da Conquista
receberam a especializada da PM. O RMP deverá chegar a 27 territórios de identidade.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here