Dicas para beber vinhos e espumantes no verão

0

A previsão do tempo para este verão continua sendo de calor intenso. Com os termômetros nas alturas, nada melhor do que se refrescar com sua bebida preferida. Se você é apreciador de um bom vinho, quem disse que para saboreá-lo é preciso esperar o inverno? O prazer de degustar tintos, brancos e espumantes pode muito bem fazer parte de qualquer estação se for servido da maneira correta. Veja dicas de como é possível otimizar essa experiência no período mais quente do ano:

Pixabay
A notícia continua após esta Publicidade

Vinhos tintos

Os tintos, que são tão apreciados no inverno, podem ser consumidos também no verão se você tiver alguns cuidados na hora de escolher e servir. O ideal é optar por bebidas mais jovens, pois apresentam conteúdo tânico e teor alcoólico menor, tornando-se mais frescas. Como relação à temperatura, como a ideal para estes vinhos é a ambiente (entre 8°C e 14°C), eles devem que ser refrigerados por certo tempo antes de abrir a garrafa. Para harmonizar, carnes vermelhas grelhadas, massas com molhos mais suaves e tábua de frios caem muito bem.

Vinhos Brancos

O verão é a estação perfeita para osbrancos, pois são mais frescos e leves. Um balde de gelo onde as garrafas possam ficar submersas é ideal para refrigerá-los, mantendo a temperatura constante entre 6°C e 8°C. Estes vinhos combinam com peixes, frutos do mar, aves, petiscos e saladas.

Vinhos Rosé

Os vinhos rosés,populares em países como Portugal e França, estão caindo no gosto dos consumidores brasileiros. Podem ser a escolha certa para os dias mais quentes nos países tropicais, pois, além de lindos e elegantes, combinam com pratos suaves e eventos ao ar livre como um piquenique. A temperatura ideal para serví-los é um pouco mais elevada que a dos brancos (entre 10°C e 12°C). Para não errar, você pode manter a garrafa na geladeira por uma hora, antes do consumo.

Espumantes

Em dias de alta temperatura os espumantes são muito bem-vindos. Todos combinam com praia, piscina, atividades ao ar livre e ambientes descontraídos. Devem ser servidos na mesma temperatura dos brancos (entre 6°C e 8°C) ou no caso dos espumantes doces, um pouco mais gelados. Também harmonizam com pratos e petiscos leves. Quem quiser colocar um gelinho na taça, a dica está liberada.

Destaques para as estações mais quentes

Algumas uvas tintas são bastante conhecidas por produzirem vinhos mais leves. Entre elas, a Pinot Noir e a Merlot, que combinam bastante com o verão. Entre os rótulos franceses, o Beaujolais Noveau gerado à partir da uva Gamay,com taninos macios, é destaque para o verão. Já para as bebidas produzidas em Portugal, vale citar o Vinho Verde, com aroma de flores e frutas, que traz a leveza perfeita para os dias ensolarados.

Os rosés mais famosos são os originários da região da Provence, na França, embora os produzidos em Santa Catarina e na Serra Gaúcha, à partir da uva Malbec, merecem destaque. Entre os espumantes, os brasileiros produzidos no sul do paísconstam entre os mais premiados do mundo. Uma ótima dica para o verão é o Ponto Nero Brut Rosé, feito à partir de uvas Chardonnay e Pinot Noir. Um exemplar macio e sedoso que combina muito bem com pratos à base de frutos do mar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here