Empresária aumenta faturamento do negócio em 60% após aderir a programa do Sebrae

0

O Agentes Locais de Inovação (ALI) tem como função primordial quebrar a resistência e disseminar a cultura da inovação entre as micro e pequenas empresas

Há onze anos, a empresária Deborah do Amaral viu seu grande sonho sair do papel e tomar a forma de um Centro de Olhos em Barreiras, Oeste do estado, quando montou o Centro Clínico Oeste da Bahia. No início, o local oferecia atendimento especializado em oftalmologia e contava com três colaboradores. “A ideia de montar esse empreendimento não surgiu do dia para a noite. Por muitos anos, amadureci e aperfeiçoei meu projeto. Embora não tenha sido fácil começar, estou realizada por trabalhar em um negócio meu”, disse a empresária, que registrou um aumento de 60% no faturamento com mudanças que implantou nos últimos tempos.

Com o passar do tempo e o crescimento do negócio, que passou também a funcionar em São Desidério e Cristópolis, a empresária buscou a ajuda do Sebrae, pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI). O programa ajuda a implantar práticas inovadoras no negócio. “Busquei a instituição para crescer com qualidade, bem organizada, tendo a oportunidade de aprender a não perder o foco. Depois do Sebrae, ganhei coragem de acreditar em meu potencial empreendedor”, ressaltou.

Através do programa, foi possível melhorar a logomarca e os layouts interno e externo da empresa pelo Sebraetec. Além disso, foi criada uma página nas redes sociais para a divulgação dos serviços e pesquisa de satisfação. Essa é a segunda vez que o Centro Clínico participa do ALI – a primeira foi em 2015, conta a agente do programa que acompanha o empreendimento, Barbara Crislâne. Ainda segundo a agente, com o objetivo de expandir a capacidade de atendimento, foi feita a contratação de outra profissional e a realização de atendimento durante a noite. “Com essa expansão, a empresa visa ainda realizar pequenas cirurgias oftalmológicas e exames complementares”, destacou.

Para ajudar ainda mais a expansão do empreendimento, Deborah buscou no Sebrae uma consultoria de estudo de viabilidade para a implantação de novos serviços, como cirurgias e exames complementares. O estudo foi iniciado em 2016 e encerrou em 2017. As ações pontuadas estão sendo colocadas em prática este ano.

Mesmo com todas as mudanças e o consequente aumento de faturamento, Deborah do Amaral quer ir ainda mais longe. “Essa ainda não é a concretização do sonho, mas o primeiro passo está solidificado”, pontuou a empresária. Atualmente, a empresa atende uma média de 300 pacientes por mês, com atendimento em oftalmologia clínica e algumas cirurgias, com o objetivo de oferecer futuramente um centro de diagnose bastante abrangente para os moradores da região Oeste. Para isso, a clínica está passando por uma expansão, que está sendo finalizada nesse mês. Com isso, a empresária pretende aumentar o número de atendimentos.

ALI

O Programa Agente Local de Inovação (ALI) tem como função primordial a quebra da resistência e a disseminação da cultura da inovação entre as micro e pequenas empresas. A ideia é induzir os empresários à adoção de práticas de adequação de seus produtos e processos, desenvolvimento de novos modelos de negócios e a implantação de novas estratégias de marketing. A inovação garante competitividade aos pequenos negócios, que conseguem competir com mais força nos mercados doméstico ou externo.

Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo o Oeste da Bahia, destaca o papel do ALI no atendimento aos empresários. “O agente ajuda a identificar os nichos de mercado, que antes não eram identificados ou até não percebidos. Com isso, o programa pode sugerir intervenções, a partir de soluções do Sebrae, que terão impacto direto no comportamento, seja na gestão, seja na melhoria de produtos e processos”, finalizou.

Mais informações sobre o programa ALI podem ser obtidas através do Sebrae no município, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Por: Luciane Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here