Pagamento do PIS/Pasep será retomado nesta semana

0

O pagamento do PIS/Pasep será retomado na próxima quarta-feira (8). Os recursos começaram a ser liberados em junho, mas o processo foi interrompido no mês seguinte para a aplicação do reajuste anual de 8,97%.

Todos os contribuintes, de qualquer idade, que trabalharam com registro em carteira entre 1971 e 1988 têm direito ao benefício. O saque nessas condições está liberado até o dia 28 de setembro, segundo a Veja. Depois desta data, somente maiores de 60 anos receberão o pagamento, de acordo com a regra anterior.

A expectativa é que 16 milhões de pessoas com menos de 60 anos possam sacar até R$ 16 bilhões até o final de setembro. Na primeira etapa, 4,8 milhões de cotista retiraram o benefício, totalizando R$ 6,6 bilhões.

Quem tem conta na corrente ou poupança na Caixa deve receber o depósito do PIS já no dia 8, direto em conta.

Assim como o saque das contas inativas do FGTS, o governo federal liberou o PIS/Pasep na tentativa de ajudar na retomada da economia. Segundo o Ministério do Planejamento, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão anunciar o cronograma para o pagamento dos novos beneficiários nesta quarta-feira (8).

Como sacar o PIS

Basta se dirigir à Caixa Econômica Federal para consultar o saldo e o calendário de pagamento. Também é possível verificar as informações no site do banco, com o CPF ou número do PIS, data de nascimento e informando se está ou não aposentado.

No site dos serviços sociais da Caixa, os cotistas cadastram uma senha. Se tiver a Senha Cidadão (usada no Cartão Cidadão), é preciso informar o PIS (NIS) e clicar em “Cadastrar senha”.

Quem não tem a Senha Cidadão deve fornecer o PIS e clicar em “Esqueci a senha”. Se tiver Cartão Cidadão, é preciso ligar para o número 0800-726-0207 para fazer o pré-cadastramento da senha e ainda se dirigir a uma lotérica para finalizar o processo. Quem não tiver o cartão, deve ir à Caixa.

Os servidores públicos, que participam do Pasep, podem consultar as cotas em www.bb.com.br/pasep.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here