Concurso da PM-BA: Rui Costa anuncia 2 mil vagas e edital após junho

1

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou durante o seu programa “Papo Correria'”, que o edital do concurso da Polícia Militar do estado (PM-BA) será divulgado após junho, no segundo semestre. Além disso, ele confirmou que serão oferecidas 2 mil vagas para soldados.

Durante o anúncio, em resposta a um seguidor, o governador ainda deu detalhes sobre as convocações. Segundo ele, após a conclusão da seleção, serão chamados os primeiros mil aprovados para treinamento. Após a capacitação desta primeira turma, mais mil serão convocados.

“Serão 2 mil vagas, sendo que nós vamos chamar em duas etapas para programar a capacitação e o treinamento. Chamaremos primeiro mil vagas e, em seguida, chamaremos mais mil para treinamento. Então, ao todo serão 2 mil vagas e o edital será divulgado no segundo semestre”, disse Rui Costa.

Em fevereiro deste ano, o governador já havia confirmado o concurso para a PM-BA. Além deste, Rui Costa anunciou, na ocasião, que a Polícia Civil também terá um edital. A notícia de uma nova seleção na PM-BA foi dada, inicialmente em janeiro, pela Secretaria de Comunicação Social.

Último concurso para soldados da PM-BA foi em 2017

O último concurso para soldados da PM-BA foi em 2017. Na ocasião, foram oferecidas 2 mil vagas imediatas, sendo 1.819 para homens e 181 para mulheres. Apesar da oferta inicial, ao todo 3 mil aprovados foram convocados para o curso de formação, ou seja, mil além do anunciado em edital.

Além das vagas para a PM-BA, mais 750 oportunidades foram para soldados do Corpo de Bombeiros. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, avaliação psicológica, exames médicos e odontológicos, teste de aptidão física, investigação social e análise de documentação, além do curso de formação.

Os selecionados foram lotados em Salvador e nos municípios de Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. A bolsa, durante o curso de formação, era de R$937. Já o salário, após a conclusão dessa etapa, era de R$2.585,05.

Para ser soldado da PM-BA, os requisitos são: nível médio completo ou médio/técnico, idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além da estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

Prepare-se para o concurso da PM-BA

Com 2 mil vagas previstas para o segundo semestre, é hora de se preparar para o concurso da PM-BA. No último edital, as provas contaram com 80 questões entre Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Naturais, Língua Inglesa, Noções de Igualdade Racial e de Gênero e Noções de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal Militar, Direitos Humanos).

Para se preparar para esta e outras etapas, veja abaixo a Apostila Preparatória. Confira!

1 COMENTÁRIO

  1. Queria saber pq todas as coisas mirabolantes só viraliza em Salvador???
    É mentiraaaa. Sempre morei em Salvador e nada que estou falando que viraliza em Salvador é verdade!!
    Só os trouxas acreditarão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here