Secretário esclarece dúvidas sobre concurso da Guarda Municipal

0

O secretário municipal de prevenção à violência, Pablo Roberto, esclareceu em entrevista ao Acorda Cidade nesta segunda-feira (12), as principais dúvidas sobre concurso da Guarda Municipal de Feira de Santana, após a aplicação das provas. Vários candidatos estão reclamando sobre os critérios de avaliação das provas de títulos e principalmente sobre o número de classificados ser muito superior ao número de vagas oferecidas.

Segundo o secretário, são 300 vagas e a comissão do concurso está seguindo a risca o que determina o edital do concurso. Ele frisou que os candidatos devem tomar conhecimento de todas as regras pois são elas que determinam a convocação. A previsão é que até a segunda quinzena do mês de abril de 2019, após o curso de formação, os aprovados tomem posse do cargo.

“Divulgou-se a relação com todos os aprovados independente do número e nesse momento não teve uma linha de corte: ‘fica na relação final quem teve 50%, quem teve 40%’. Aprovou-se todos aqueles que conseguiram atingir uma nota que a banca levou em consideração. Juntou-se a nota da prova com as provas de títulos que foram entregues no dia da prova. Agora serão convocadas as pessoas para fazer a avaliação psicológica. Do número que serão chamados será feita uma avaliação. Vai pegar um número de candidatos de ampla concorrência. Aqueles que foram estudantes de escolas públicas ou bolsistas de rede particular. Aqueles que se identificaram como afrodescendentes e deficientes. Vamos fazer a junção disso aí e chamar para a próxima etapa que é a avaliação psicológica”, explicou.

Pablo Roberto declarou que a comissão do concurso ainda não informou a empresa que fará a avaliação psicológica, mas de acordo ao edital, os candidatos habilitados na avaliação seguem para a terceira etapa que é o teste de aptidão física. Sobre as provas de títulos Pablo Roberto frisou ao Acorda Cidade que o edital do concurso informa muito claramente que os títulos deveriam ser apresentados no dia da realização do concurso.

“A empresa realizadora do concurso avaliou se eles atendem aquilo que o edital determinava. Aqueles que tiveram seus títulos validados juntaram-se a nota da prova e o resultado foi validado. As pessoas que apresentaram títulos que não tinham nada a ver com o que o edital determinava, claro eles não foram computados. Muitas pessoas têm procurado a secretaria para dizer que no dia esqueceram de levar os títulos. Mas, o edital foi muito claro, essa possibilidade não existe”, explicou.

O secretário comentou ainda que as pessoas que se sentirem prejudicadas e que avaliam que não tiveram seus direitos atendidos podem procurar o site da empresa e fazer as suas reclamações. Ele disse que a previsão é que o resultado final do concurso saia até o final de dezembro. O teste de aptidão física deve acontecer até o dia 6 de janeiro.

“A apresentação dos exames de saúde mental deve ocorrer em seguida. O curso de formação começa dia 22 de fevereiro e a posse dos candidatos está prevista para a segunda quinzena do mês de abril de 2018”, ressaltou.

As cotas para candidatos com deficiência, afrodescendentes, estudantes de escolas públicas e bolsistas de escolas particulares são 55% do total de vagas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here