Falha em site informa fim das inscrições do Enem antes do prazo

0

Entre o final da noite de domingo (26) e início da madrugada desta segunda-feira (27), mensagem indicando que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estavam encerradas foi exibida no site do exame. A falha preocupou os estudantes que queriam fazer inscrições: eles relataram o problema em redes sociais. Conforme determinado em edital, as inscrições para o Enem encerram-se na verdade hoje (27) às 23h59.

O Ministério da Educação informou que a mensagem errada foi exibida na página por cerca de 15 minutos. Durante esse período as inscrições não ficaram suspensas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) monitorou o movimento de inscrições da meia-noite à 1h e registrou 8.237 inscritos. O período coincide com alguns relatos postados em redes sociais sobre a falha na página do Enem.

Os interessados em fazer a prova do Enem devem se inscrever pela internet no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. Para aqueles que se inscreveram e ainda não fizeram o pagamento da taxa, de R$ 35, o prazo para quitação termina na quarta-feira (29). A inscrição só será confirmada após esse procedimento. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.

Candidatos no Enem superam 6 milhões
No último dia de inscrições do Enem, o número de candidatos chegou a 6.342.250 no fim da manhã de hoje (27). O total de inscritos já é maior que o do ano passado, com 5.971.290 candidatos, e superou também a expectativa inicial do Ministério da Educação para essa edição, que era de aproximadamente 6,1 mil inscritos.

A nota no exame pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Uma boa avaliação no Enem é também requisito para conseguir bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-la por meio do Enem. Eles devem pedir, no ato da inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here