Partida na Vila São Vicente marca rodada de abertura da Copa do Abacaxi 2017

0

A primeira rodada da XV Copa do Abacaxi de Futebol Amador da Zona Rural foi realizada neste domingo (17), com jogos em 13 localidades diferentes. Na Vila São Vicenteaconteceu a partida simbólica de abertura em homenagem ao atleta Léo Sena, jogador do Juventus local, falecido em agosto passado.

Esta edição da competição, é uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Turismo(SEDELTUR), e conta com 27 equipes que disputam, até dezembro deste ano, a TaçaJadiel Almeida Mascarenhas.

A partida realizada na Vila São Vicente contou com a presença do prefeito Ricardo Mascarenhas, da vice-prefeita Maria José Novais, e dos secretários municipais de Governo, Davi Anjos, de Comunicação e Informação Social, Lucas Hayne, e de Desporto Lazer e Turismo, Luiz Alberto do Bomfim, e o superintendente de Trânsito e Transporte, Raul Jones.

Também estiveram presentes, para prestigiar a partida, os vereadores Gerson Almeida e Luciano de Santa Quitéria que aproveitou para torcer pelo América, equipe que representa a localidade que o vereador traz em seu nome.

Copa do Abacaxi 2017 homenageia, in memoriam, ao saudoso ex-prefeito de Itaberaba, Jadiel Almeida Mascarenhas que, durante a sua gestão frente ao executivo municipal, teve papel fundamental na história da competição, criando a SEDELTUR e institucionalizando o evento que passou a ter o status de Copa.

 

Uma Partida Especial

Antes da partida, amigos, colegas de equipe e familiares fizeram uma linda homenagem a Lenilson Santos de Sena, conhecido por todos como Léo Sena, que faleceu aos 24 anos, no início de agosto passado.

A partida realizada na tarde de ontem teve uma disputa especial, para além dos três pontos da competição, e foi muito simbólico para a equipe da casa que conquistou a Taça Léo Sena, oferecida, pelos organizadores da homenagem, para a equipe vencedora da partida, além de premiar o goleiro menos vazado e o craque da partida com uma medalha.

Durante os 90 minutos, a equipe do Juventus da Vila São Vicente fui superior e bateu à equipe do América de Santa Quitéria pelo placar 4 X 0, com gols de Ratinho (1ºT), Binha, Gil e Zé Pedro (2ºT).

Ainda durante o primeiro tempo, a equipe da casa desperdiçou uma penalidade com meia Felipe, que bateu muito bem mas o goleiro do América de Santa Quitéria fez uma grande defesa, surpreendendo a todos.

Para o meia-atacante Binha, autor de um dos gols da equipe da casa e eleito o craque da partida, “é uma emoção muito especial. Agradeço a Deus e a meus companheiros por terem me ajudado a conquistar esta medalha que eu dedico a nosso amigo que está lá no céu”, disse o atleta.

Já o técnico da equipe da Vila manteve os pés no chão, após a vitória na partida de estreia. “Nosso time jogou bem e vence. Isto é muito bom, mas estamos ainda na primeira rodada e podemos melhorar mais em alguns aspectos, principalmente no entrosamento”, destacou.

O zagueiro e capitão da equipe da Vila, autor e um dos gols da partida, dedicou a vitória ao amigo Léo: “dedico meu gol e a vitória de hoje ao nosso eterno amigo Léo, onde quer que ele esteja. Vamos jogar por ele, esta copa”, disse o capitão.

Já para o meia da equipe visitante, Juruna, veterano na competição, analisou a partida ressaltando a dificuldade que é jogar contra o Juventus na Vila São Vicente. “Realmente jogar aqui na Vila é osso duro, é dificuldade é enorme. Nosso time vem com uma formação nova e tivemos alguns desfalques para este jogo, mas ainda dá para melhorar. É só a primeira rodada”, lembrou o jogador.

 

Presenças Ilustres na Vila

O prefeito Ricardo Mascarenhas também esteve presente na Vila São Vicente nesta rodada de abertura para dar o “ponta pé inicial”. Para ele, esta edição da Copa do Abacaxi, rem um sabor todo especial, pois seu pai, o saudoso Jadiel Almeida Mascarenhas, foi um dos criadores da competição e dá nome à Taça em disputa.

Fiz questão de vir aqui para dar o ponta pé inicial e desejar a todos os atletas boa sorte, além de prestar solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Léo, o jovem atleta aqui da Vila que infelizmente faleceu recentemente”, disse o gestor. “Espero que a competição transcorra em clima de paz e segurança e que, ao final, o melhor conquiste a taça que este ano leva nome do meu pai, o que muito me orgulha”, concluiu o prefeito.

Para o secretário Luiz Alberto do Bomfim, o sentimento foi de alívio e de alegria após todo o trabalho realizado na organização da competição. “É muito bom perceber que os campos voltaram a ser prestigiados pela população em 13 localidades rurais, com jogos simultâneos. Isso é resultado do trabalho de todos: a organização, por parte da secretaria, a disciplina, por parte das pessoas e no campo, os jogadores fazendo a sua parte”, disse o secretário.

Para o vereador Gerson Almeida, a competição é muito importante para as pessoas que moram no campo. “O prefeito Ricardo Mascarenhas está de parabéns com o apoio que tem dado a esta Copa do Abacaxi, o que mostra a sua preocupação não só com a saúde, com a educação ou a agricultura, mas também com o esporte que motiva o homem do campo e movimenta a zona rural no dia de domingo”, analisou o vereador.

Já o vereador Luciano de Santa Quitéria, que foi prestigiar a estreia da equipe que representa sua localidade, disse que a sua expectativa é a melhor possível e que a competição é muito importante. “Uma copa como esta movimenta o final de semana da Zona Rural, movimenta o comércio, além de levar alegria para as localidades, o que beneficia a todos”, disse.

Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here