Festival de Berlim 2019| Brasil tem onze títulos selecionados

0

Na 69ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 07 e 17 de fevereiro, ocinema brasileiro novamente terá forte representatividade: onze filmes foram selecionados para cinco mostras diferentes. Da mostra competitiva às seleções paralelas, o Brasil repetea ótima safra dos anos anteriores, com mais de 10 filmes selecionados para o evento alemão, um dos maiores e mais importantes do mundo da sétima arte.

fanpage Wagner Moura

Para o cinema nacional, a Berlinale é uma das principais vitrines internacionais. As produções brasileiras foram vencedoras dezenas de vezes no festival,recebendo premiações especiais, nas mostras paralelas ena principal, Grande Prêmio do Júri, Urso de Prata e Urso de Ouro. Este ano, “Marighella” – dirigido por Wagner Moura, foi selecionado para a Mostra Competitiva, a principal do festival, ainda que fora da competição. O filme, inspirado na biografia do militante Carlos Marighella e estrelado por Seu Jorge, será apresentado no cinema mais importante da cidade, com direito a tapete vermelho e debate após a sessão, embora não concorra a prêmios.

Cinco produções brasileiras estarão em exibição na Mostra Panorama, a segunda mais importante do evento. Entre elas, três são majoritariamente nacionais: “Divino Amor”, de Gabriel Mascaro; “Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”, de Marcelo Gomes; e “Greta”, de Armando Praça. As outras duas – “Breve Historia del Planeta Verde”, de Santiago Loza; e “La Arrancada”, de Adelmar Matias – são coproduções com Argentina e França/Cuba, respectivamente.

Na Mostra Forum, focada em filmes com formatos experimentais e ousados, três representantes brasileiros foram selecionados: “Querência”, drama de Helvécio Marins Jr.; “A Rosa Azul de Novalis”, docudrama biográfico dirigido por Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro; e “Chão”, documentário de Camila Freitas.

Além destes títulos será exibido na Mostra Geração, reservada para filmes com temática infantil e adolescente, “Espero Tua (Re)Volta”, de Eliza Capai. Entre os curtas-metragens nacionais selecionados está “Rise”, da dupla Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, coproduzido por Canadá e Estados Unidos.

Veja lista completa dos 11 filmes selecionados para a 69ª Berlinale e as mostras onde serão exibidos:

Marighella, de Wagner Moura (Mostra Competitiva, fora de competição)

Divino Amor, de Gabriel Mascaro (Mostra Panorama)

Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes (Mostra Panorama)

Greta, de Armando Praça (Mostra Panorama)

Chão, de Camila Freitas (Mostra Forum)

Querência, de Helvécio Marins Jr. (Mostra Forum)

A Rosa Azul de Novalis, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro (Mostra Forum)

Espero Tua (Re)volta, de Eliza Capai (Mostra Geração)

Breve Historia del Planeta Verde, de Santiago Loza (Mostra Panorama)

La Arrancada, de Adelmar Matias (Mostra Panorama)

Rise, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (Berlinale Shorts)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here