Morre o criador de ‘Os Trapalhões’

0

Morreu na manhã deste sábado, aos 82 anos, o diretor Wilton Franco, criador do quarteto Os Trapalhões, grupo de comediantes formado por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias que fez sucesso na televisão brasileira ao longo de três décadas de exibição. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Beto Carrero World, onde ele era conselheiro.

Pela manhã, Franco passou mal em casa, com um princípio de AVC, o que o levou a ser encaminhado ao pronto-socorro do Hospital da Penha, localizado na cidade de Penha, em Santa Catarina. No local, ele teve uma parada cardiorrespiratória e acabou morrendo, por volta das 10h30.

O corpo do diretor já foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal). O velório está marcado para ocorrer a partir das 17h deste sábado, na igreja São Judas, no bairro Olaria, localizado atrás do Beto Carrero World, na cidade de Penha. Neste domingo (14), ocorre a cremação, no Crematório Vaticano.

Há cerca de dez anos que Franco trabalhava como conselheiro do parque temático, um dos mais populares do Brasil. Ele foi convidado para o cargo por seu fundador, o empresário João Batista Sérgio Murad, mais famoso pelo nome artístico de Beto Carrero, que o conhecia por seu trabalho na televisão.

Homem de confiança do patrão, Franco permaneceu no cargo mesmo depois da morte de Carrero, em 2008, quando seu filho, o presidente do parque, Alex Murad, lhe pediu para continuar.

Um dos maiores nomes da televisão brasileira, Franco apresentou a trupe de Os Trapalhões ao Brasil pela primeira vez em 1966, quando foi ao ar, pela TV Excelsior, Os Adoráveis Trapalhões. Mais tarde, batizado de Os Insociáveis, o programa foi para a TV Record e, posteriormente, já como Os Trapalhões, para a TV Tupi. Em 1977, o quarteto, já com seu elenco mais conhecido fechado, migrou para a TV Globo.

Franco também dirigiu o grupo que criou, entre os anos de 1988 e 1992, quando foi responsável também pela redação de quadros. No SBT, chegou a assumir a direção de Dedé e o Comando Maluco e Pequenos Brilhantes.



Além da direção, Franco foi também apresentador. Ele era o principal nome do popular O Povo na TV, exibido pelo SBT na década de 1980. No programa, focado em entrevistas e reportagens sobre temas polêmicos, ele contava com a participação de Roberto Jefferson, Wagner Montes, Christina Rocha, Mara Maravilha e Sérgio Mallandro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here