Regina Maria Dourado

0

A atriz Regina Maria Dourado, conhecida como Regina Dourado, nasceu em 22 de agosto de 1953, em Irecê, Bahia. Aos 15 anos, começou a carreira de atriz, na ‘Companhia Baiana de Comédias. Na mesma época estudava canto e dança e, em sua trajetória artística, participou do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Bahia, do Coral Ars Livre e do Grupo Zambo.

Regina Dourado estreou na TV no especial A Morte e a Morte de Quincas Berro D`água, dirigido por Walter Avancini em 1978, e no ano seguinte faz sua primeira novela, Pai Herói, de Janete Clair. Na sequência fez Cavalo Amarelo (1980) e Rosa Baiana (1981), mas brilhou mesmo em 1992, como a inesquecível personagem Lara Sereno de Pão Pão, Beijo Beijo.

Sua carreira na TV é marcada por vários personagens em mais de 20 trabalhos entre novelas e minisséries. Ainda na Globo, atuou, dentre outras, nas novelas Roque Santeiro, Renascer, Tropicaliente, Explode Coração, Rei do Gado, Esperança e América. Entre seriados e minisséries alguns destaques são: Lampião e Maria Bonita, O Pagador de Promessas, O Sorriso do Lagarto e Tereza Batista. Além da TV Globo, Regina Dourado fez a novela Seus Olhos, no SBT (2004). Na TV Record desde 2006, Regina Dourado atuou em Bicho do Mato, e, em 2007, esteve no elenco da novela Caminhos do Coração.

Notícias:

 

Também faz teatro, tendo participando de montagens de destaque como Memórias de um Sargento de Milícias, Declaração de Amor Explícito e Rei Brasil 500 Anos, Uma Ópera Popular e Tratado Geral da Fofoca.

No cinema, depois de uma participação como uma cigana dançarina no filme Amante Latino (1979), e de cantar na trilha de O Encalhe – Sete Dias de Agonia (1982), estreou como atriz em grande estilo em Baiano Fantasma, em 1984. O filme seguinte foi Tigipió – Uma Questão de Amor e Honra, em 1986. Na década de 90, Regina Dourado atuou em três filmes: Corpo em Delito, Corisco & Dada e No Coração dos Deuses.

Depois de vencer um câncer, Regina Dourado voltou à telinha e ao cinema; a atriz recebeu o prêmio de Melhor Coadjuvante pelo belo trabalho em Espelho D`água – Uma Viagem no Rio São Francisco (2004). Em 2011 e 2012, Regina Dourado participou da encenação da Paixão de Cristo, em Salvador, no papel da Virgem Maria.

Regina ainda coleciona prêmios, como o de melhor atriz em Tana’s Takes (Festival de Curta-Metragem – Rio Grande do Norte), Tigipió (Prêmio da Crítica – Festival de Cinema de Gramado) e Corpo em Delito (Prêmio Sesc – São Paulo). Na TV, foi eleita melhor atriz coadjuvante em Renascer (Prêmio APCA – São Paulo), melhor atriz em Tropicaliente (Prêmio Master Jornal de Clubes – Rio de Janeiro) e recebeu o prêmio de melhor cena em Explode Coração (Prêmio Cassiano Gabus Mendes – Vídeo Show – Rio de Janeiro).

No início de 2010, Regina Dourado passou por mais uma cirurgia para retirada de um câncer, desta vez na mama esquerda. Em 2004, a atriz já tinha passado por duas intervenções para a retirada de um tumor na mama direita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here