Após Simões Filho, mutirão do Primeiro Emprego segue para Camaçari

0

Das nove mil contratações previstas pelo Programa Primeiro Emprego para o biênio 2017/2018, o Governo do Estado já alcançou cinco mil e esse número deve ganhar um reforço importante neste semestre, com a realização de uma série de mutirões do programa, a fim de agilizar a atualização dos dados cadastrais dos beneficiários. Nesta terça-feira (13), até às 14h, no Centro de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce (Ceep), em Simões Filho, está ocorrendo mais uma ação, com previsão de atrair cerca de 500 egressos de cursos técnicos. O evento recebe estudantes de toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A ação é promovida pelas secretarias estaduais da Educação (Sec), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Administração (Saeb), Casa Civil e instituições parceiras, como a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf). Nos mutirões, a situação cadastral é avaliada em triagem, com fichas verdes, amarelas e brancas e, em seguida, o candidato é encaminhado para realizar os próximos passos.

“Estamos fazendo um esforço grande, por meio da internet, e também com essa busca ativa. Estamos indo em vários municípios para atualizar os dados e encaminhar esses beneficiários para as áreas solicitantes dessas vagas. Há um trabalho forte para garantir a meta inicial do programa, até o meado de 2018”, destacou o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Alexandro Reis.

Mais cinco municípios vão receber o mutirão do Primeiro Emprego, apenas em março. Nesta quinta-feira (15), a iniciativa acontece em Camaçari, e, no dia 19, a ação chega a Alagoinhas. Dias 21, 22 e 23 é a vez de Ipirá, Feira de Santana e Juazeiro, respectivamente.

Intermediação

Após a inserção ou correção dos dados dos beneficiários, há a viabilização do processo de intermediação. Segundo o coordenador geral do Sinebahia, Ildázio Pitanga, “há um cruzamento das vagas com o perfil do candidato, sendo que no processo do programa é levado em consideração a nota que esse egresso obteve durante todo o curso. A partir desse cruzamento de informações, há a alocação do beneficiários para as funções disponíveis captadas pelo governo estadual”.

“É bom lembrar que temos o objetivo de atender tanto o Poder Público quanto a iniciativa privada. Então, o Governo tem se articulado com várias empresas parceiras para aderir ao programa. É uma oportunidade que tem sido apresentada às empresas e essa relação está se fortalecendo cada vez mais”, completou Alexandro.

O contrato é gerenciado e fiscalizado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), que também é responsável pelos pagamentos. Os acordos têm vigência de 24 meses, no âmbito estadual, e as empresas privadas decidem pela manutenção ou não das contratações. Nos órgãos estaduais – 54 contam com trabalhadores oriundos do Primeiro Emprego -, o contemplado recebe salário mínimo, plano de saúde (Planserv) e vale transporte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here