Audiência pública do Projeto Porto Sul reúne centenas de pessoas em Ilhéus

0

Centenas de pessoas lotaram o auditório do Centro de Convenções de Ilhéus neste sábado (29) para acompanhar a audiência pública que discute a implantação do Porto Sul, na região sul da Bahia. O principal objetivo do encontro foi apresentar o relatório contendo o resultado do estudo de impactos ambientais do projeto. A implantação divide opiniões.

“Nossa região está envolta em um cinturão de pobreza e o porto traz uma esperança, a questão da empregabilidade”, avalia Samuel Branco, biólogo.

A notícia continua após esta Publicidade

“Ele gera desemprego, porque vai afetar as comunidades que estão nessa área, como pescadores”, argumenta Rui Rocha, ambientalista.

“Qualquer licenciamento ambiental tem impacto no meio socioeconômico, atinge a vida das pessoas, então é muito importante a exigência do estudo do impacto ambiental, demonstrando os impactos positivos e negativos para as comunidades”, explica Célio Costa Pinto, superintendente do Ibama na Bahia.

O projeto Porto Sul foi apresentado ao Ibama em 2009. Ele está previsto para ser implantado no litoral norte de Ilhéus, sendo integrado à Ferrovia Oeste-leste, que pretende ligar a cidade à Figueirópolis, no Tocantins. A capacidade do empreendimento é de receber até 75 milhões de toneladas por ano de cargas variadas, entre elas minério de ferro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here