Audiência pública do Projeto Porto Sul reúne centenas de pessoas em Ilhéus

0

Centenas de pessoas lotaram o auditório do Centro de Convenções de Ilhéus neste sábado (29) para acompanhar a audiência pública que discute a implantação do Porto Sul, na região sul da Bahia. O principal objetivo do encontro foi apresentar o relatório contendo o resultado do estudo de impactos ambientais do projeto. A implantação divide opiniões.

“Nossa região está envolta em um cinturão de pobreza e o porto traz uma esperança, a questão da empregabilidade”, avalia Samuel Branco, biólogo.

“Ele gera desemprego, porque vai afetar as comunidades que estão nessa área, como pescadores”, argumenta Rui Rocha, ambientalista.

A notícia continua após esta Publicidade

“Qualquer licenciamento ambiental tem impacto no meio socioeconômico, atinge a vida das pessoas, então é muito importante a exigência do estudo do impacto ambiental, demonstrando os impactos positivos e negativos para as comunidades”, explica Célio Costa Pinto, superintendente do Ibama na Bahia.

O projeto Porto Sul foi apresentado ao Ibama em 2009. Ele está previsto para ser implantado no litoral norte de Ilhéus, sendo integrado à Ferrovia Oeste-leste, que pretende ligar a cidade à Figueirópolis, no Tocantins. A capacidade do empreendimento é de receber até 75 milhões de toneladas por ano de cargas variadas, entre elas minério de ferro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here