Cachorro cava quintal e acaba desenterrando fóssil de 13 mil anos

0

Uma brincadeira canina surpreendeu um morador da Ilha de Whidbey. Kirk Lacewell conta que seu filhote de labrador estava brincando no quintal quando desenterrou o que, segundo ele, parecia ser uma pedra. O cão parecia muito interessado no item. “No segundo dia, me fez pensar que era estranho. Eu me perguntei: ‘o que há de especial nessa pedra’?”, conta.

Ao analisar o osso, Lacewell percebeu que ele era diferente. “Parecia um osso que tinha uma cobertura e estava parcialmente gasto”, diz. Em dúvida, ele decidiu enviar uma foto do item para especialistas do Museu Burke da Universidade de Washington. Os resultados impressionaram o dono do animal: não se tratava de um osso, mas de um pedaço de um dente de mamute-lanoso, animal que vivem há mais de 13 mil anos.

A espécie, que tinha o tamanho de um elefante, chegou a conviver com os seres humanos, mas começou a desaparecer por volta de 10.000 a.C. “Não me lembro da vez em que um cachorro ajudou a descobrir um fóssil”, diz Andrea Godinez, diretor de marketing do Museu Burke.

Por ter convivido há “pouco” tempo, o dente do animal acabou não interessando os especialistas do museu. O dente agora fica enfeitando a sala de Lacewell.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here