Carro bomba mata mais de 40 pessoas na Turquia

0

Já passa de 40 o número de mortos em explosão de dois carros-bomba na Turquia, perto da fronteira com a Síria, neste sábado (11), e a Turquia disse suspeitar de envolvimento do governo sírio. São mais de 100 feridos.

O atentado alimenta temores de que a guerra civil na Síria esteja se espalhando em direção a seus vizinhos, apesar dos renovados esforços diplomáticos para dar fim à violência que já tirou a vida de mais de 70 mil pessoas.

O ataque foi anunciado como uma explosão com quatro mortos. As bombas atingiram ruas lotadas no início da tarde em Reyhanli, explodindo carros e blocos de concreto na cidade no sul da província turca de Hatay, lar de milhares de refugiados sírios.

tue

A Turquia apoia a revolta contra o presidente sírio Bashar al-Assad, agora em seu terceiro ano, e já acolheu refugiados e rebeldes sírios.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, afirmou não haver coincidência entre os ataques na cidade de Reyhanli num momento em que há esforços diplomáticos para acabar com a intensificação do conflito.

“Talvez haja pessoas que queiram sabotar a paz na Turquia, mas não vamos permitir que isso ocorra”, disse Davutoglu a repórteres durante visita a Berlim. “Ninguém deveria testar o poder da Turquia. Nossas forças de segurança farão tudo o que for necessário.”

Nenhum grupo disse ser autor dos ataques.

Imagens de televisão mostraram janelas quebradas e fumaça depois das explosões. A agência de notícias Dogan disse que houve quatro explosões, mas uma autoridade de Reyhanli disse à Reuters que ouviu apenas duas explosões.

“Dois carros explodiram na frente da prefeitura e da agência de correios de Reyhanli,” disse o ministro do interior Muammes Guller aos repórteres em comentários transmitidos pela TV turca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here