Casas de apoio abrigam pacientes em tratamento contra câncer na BA

0

Pacientes que passam por tratamento contra o câncer em Salvador e familiares que acompanham essas pessoas podem contar com atendimento gratuito em duas casas de apoio. São o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), que fica no Engenho Velho de Brotas, e Associação de Solidariedade Grupo de Apoio ao Paciente Portador de Câncer (Asgap), na Cidade Nova.

Os centros são mantidos por meio de doações e hospedam quem não tem condições de ficar na capital baiana para passar por longos tratamentos, como quimioterapia e radioterapia.

A Asgap existe há mais de 20 anos e atende por mês entre 200 e 250 pessoas do interior do estado. Entre os pacientes está Eduardo Teixeira, que mora em Guanambi, cidade a cerca de 675 km de Salvador. “A casa [associação] me recebeu com maior prazer. É melhor ficar aqui do que ficar em hotel”, disse.

Os pacientes ficam hospedados na associação até terminarem o tratamento nos hospitais da capital baiana. “Eles ficam aqui, depois retornam para a consulta e é tudo de graça. A gente mantém a casa com a ajuda da população”, explicou a recepcionista Eliana Meireles.

A paciente mais antiga da associação, Eurides Fagundes, está prestes a completar 120 anos e é considerada uma das mulheres mais velhas do mundo.

A Naspec, que foi criada a quase 40 anos, já funcionou em três lugares diferentes: uma garagem, um galpão abandonado e na casa da mãe de Romilza Medrado, fundadora da instituição. “O paciente do Naspec não é um paciente com diagnóstico precoce. Então eles precisam de médico, de enfermagem, de fonoaudiólogo, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas assistentes sociais, de acupuntura. Enfim, todas as terapias que venham trazer qualquer tipo de qualidade de vida para ele”, explicou

Maria Madalena é de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e recebe tratamento na Naspec há sete anos. “A gente se deita despreocupada, porque tudo a gente tem aqui na casa de apoio”, disse.

Para manter os serviços as casas de apoio contam com doações. Para colaborar com essas instituições, basta entrar em contato por telefone: Naspec – (71) 3261-6415; Asgap – (71) 3381-1492.

link-zap
Loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here