Celulares terão que informar nível de radiação emitida, determina Anatel

0

A Anatel definiu em reunião de seu Conselho Diretor da última quinta-feira, 20, uma medida interessante. A agência decidiu que, entre outras ações, as fabricantes de celulares deverão informar ao público quanta radiação emitem os aparelhos. O prazo para adequação à mudança é de 120 dias após a publicação.

Desta forma, os aparelhos comercializados no Brasil deverão carregar um alerta de que o produto “atende o limite de SAR estabelecido pela Anatel de 2,0 W/kg”. Além disso, os aparelhos deverão contar com um alerta de que o produto deve ser mantido a uma distância mínima de 1,5 centímetro do corpo “para garantir conformidade com os limites de exposição de radiofrequência”.

SAR, caso você não saiba, é uma sigla em inglês que em tradução literal significa “taxa de absorção específica”, que determina quanto da energia emitida por um dispositivo é absorvida pelo corpo humano. Quanto maior o nível de absorção, mais arriscado é o uso do aparelho.

A questão da radiação emitida por celulares é complicada. Até hoje, não há estudos definitivos sobre os riscos dos aparelhos para a saúde, mas é uma preocupação cada vez mais maior. A medida da Anatel também pode ser vista na Alemanha, por exemplo, onde existe até mesmo um catálogo que mostra quais aparelhos emitem mais radiação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here