Confira o local de prova dos concursos da PM e Polícia Militar da Bahia

0

O grande dia para os 141.878 candidatos que se inscreveram no concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros está cada vez mais próximo. A prova acontece no próximo domingo (6) e vai selecionar dois mil deles para o cargo de policial, e 750 para o cargo de bombeiro militar.

Quem vai concorrer para a vaga de PM deve prestar atenção na concorrência, pois de acordo com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) 123.812 pessoas se inscreveram para as vagas de PM, resultando assim em uma proporção de 61 candidatos por vaga. Já a função de bombeiro recebeu 18.066 inscritos (24 candidatos por vaga).

O cartão de convocação, contendo o horário e local de prova de cada candidato já está disponível no site da instituição organizadora (www.ibfc.org.br). A prova acontecerá em colégios e universidades de Salvador. Os portões ficarão abertos das 8h às 9h. As avaliações começam 15 minutos depois do fechamento.

Reta Final

O professor Jussilvio Pena alerta que, nesta última semana, o ideal é que o aluno revise os conteúdos, identifique no que ele ainda tem dificuldade e foque nisso. Pena aconselha que o estudo deve ser voltado para a resolução de questões de provas anteriores ou de outros concursos organizados pela IBFC. “ O código penal, por exemplo, tem quase 300 páginas, então ele precisa ver outras provas e observar o que é que sempre cai sobre o código”, contou.

Para Jussilvio, a concorrência deste ano será muito maior, não só pela quantidade de inscritos, mas porque o acesso aos conteúdos está muito fácil. Hoje, justifica, qualquer pessoa com internet pode contar com cursos online, video aulas, simulados e provas são disponibilizados de graça na rede.

“No último concurso a última classificada fez 70% da prova objetiva. Acredito que neste ano quem fizer abaixo disso não conseguirá se classificar para o exame físico”, declarou.

O que você deve saber

Não levar: Óculos escuros, boné, lenço, anotações, relógio, calculadora e qualquer tipo de aparelho eletrônico estão proibidos sob pena de eliminação do candidato.

Cartão de Convocação: Os candidatos que não conseguirem ter acesso ao cartão devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC do IBFC, pelo telefone (11) 4788-1430.

Celular: Telefones celulares devem permanecer desligados. Na hora da prova, o fiscal indicará onde ele pode ficar acomodado. Caso o aparelho emita algum som, o candidato não tem segunda chance.

Treinamento: Reserve um tempo do seu dia para caminhar, fazer flexões e abdominais. A convocação para o teste de aptidão física pode acontecer a qualquer momento após a realização da prova.

Comida e Água: O nível de glicose pode cair, você pode ter fome e sede. Leve uma bala, alguma comida prática (evite as que lambuzam a mão) e não esqueça da água.

Caneta: Não leve apenas uma caneta e lembre-se que ela precisa ser esferográfica, transparente e de tinta preta ou azul.

Relaxe: Aproveite os últimos dias para fazer coisas leves, como ir ao cinema, teatro, praia, fazer yoga. Dispense programas muito cansativos.

Exageros: Nada de virar a noite acordado, dançando, curtindo um show ou até mesmo assistindo filmes e séries. Beber ou fazer uso de entorpecentes também não são opções, pois, apesar de relaxantes, causam ressaca.

Redação: Treine seu texto. Escreva sobre temas relevantes e releia várias vezes para encontrar erros e pontos de melhora. Esteja atento também à coerência dos períodos, força dos argumentos e ortografia.

Local de Prova: Caso o lugar não seja familiar, vá até ele com alguns dias de antecedência e cronometre o tempo necessário para o deslocamento, considerando os congestionamentos que podem acontecer. Isso evita o desespero no dia da prova.

Chutes: Até para chutar é necessário estudar, quando estiver com dúvida em alguma questão, analise cada alternativa fazendo relações lógicas, jamais faça escolhas aleatórias porque uma questão pode fazer toda a diferença.

Consulte seu local de prova

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here