Estudantes participam de processo seletivo para novos cursos da Educação Profissional

0

A Secretaria da Educação do Estado iniciou, nesta segunda-feira (3/6), a segunda etapa da seleção para os novos cursos técnicos de nível médio ofertados pela rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica. Os cursos em Agroecologia, Aquicultura, Redes de Computadores e Administração, serão ofertados em Centros de Educação Profissional e unidades compartilhadas na capital e no interior, apresentando diferenciais metodológicos em parceria com a Bahia Pesca, SEBRAE, SENAI e Instituto Aliança.

Os selecionados, por meio de sorteio eletrônico, cujo resultado foi divulgado na sexta (30/6) no Portal da Educação, estão participando de entrevistas individuais, até quarta-feira (5), nos locais de realização do curso.

Rede de Computadores
O curso técnico de nível médio em Redes de Computadores será voltado para estudantes do 2º ano do Ensino Médio. São 80 vagas, com aulas no Colégio Estadual Luiz Tarquínio, no bairro de Boa Viagem, em Salvador. O curso é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e terá carga horária de 1000h divididos em três semestres.

Aquicultura
O novo curso técnico de nível médio em Aquicultura será ofertado em parceria com a Bahia Pesca, com 60 vagas. É voltado para estudantes que já concluíram o Ensino Médio e suas modalidades, seja em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação, em instituição filantrópica ou privada na condição de bolsistas integrais. O curso será realizado no anexo do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP), localizado na Fazenda Oruabo, no município de Santo Amaro.

Agroecologia
O Curso Técnico em Agroecologia será ofertado, nos Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP) e anexos dos municípios de Prado, Arataca, Wagner, Medeiros Neto e Ipiaú, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Instituto Aliança. São 350 vagas, ofertadas para estudantes, que tenham terminado o Ensino Médio, pela modalidade subsequente (Prosub), e para os estudantes que não tenham terminado o Ensino Médio, por meio da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, na modalidade jovens e adultos (Proeja Médio).

Nos Cursos Técnicos de Agroecologia e Aquicultura, as aulas serão ministradas em regime de alternância, considerando que os educandos ficarão 15 dias em atividade letiva na escola e 15 dias nas comunidades de origem dos estudantes, sob orientação dos professores e acompanhamento de monitores.

Administração
A Secretaria também está realizando processo seletivo para o curso técnico em Administração ministrado pelo modelo da Escola de Formação Gerencial (EFG) – escola de Ensino Médio profissionalizante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A segunda etapa acontece no dia 12 de julho, com a realização de prova escrita de Português e Matemática, com resultado no dia 18 de julho. Para esta seleção, ainda ocorre uma terceira etapa, com entrevista nos dias 25 e 26 de julho e resultado final no dia 28 de julho.

O curso de Administração é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Sebrae, com 150 vagas destinadas a estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e suas modalidades, sejam em estabelecimentos da rede pública ou em instituições filantrópicas ou privadas na condição de bolsista integral. As aulas acontecem no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, no bairro de Água de Meninos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here