Ex-mordomo do papa é julgado no vaticano

0

O julgamento de Paolo Gabriele, ex-mordomo do papa, e do técnico em informática do Vaticano, Claudio Sciarpelletti, pelo roubo e difusão de centenas de documentos de Bento XVI começou neste sábado (29) no Vaticano, em meio a uma grande expectativa.

Gabriele está presente nesta primeira audiência, que não tem tempo de duração definida, assim como todo o julgamento. O presidente do Tribunal é Giuseppe della Torre, e também fazem parte do processo os juízes Paolo Papanti Pelletier e Venerando Marano.

Paolo Gabriele, à direita, durante o primeiro dia do julgamento

O promotor do Vaticano é Nicola Piccardi, e Gabriele, conhecido como “Paoletto”, será defendido pela advogada Cristiana Arru, e Sciarpelletti por Gianluca Benedetti.

O julgamento será assistido por 20 pessoas, já que é público, e oito jornalistas de diversos meios de comunicação.

O julgamento começou com muitas dúvidas, já que esta é a primeira vez que o Estado da Cidade do Vaticano enfrenta um processo penal desta envergadura.

Gabriele pode ser condenado a até quatro anos de prisão e o técnico Claudio Sciarpelletti, acusado de acobertamento, pode ser condenado a um ano de cadeia.

Embora o ex-mordomo já tenha se declarado culpado, isso não influenciará os juízes, já que ele pode estar fazendo isso para encobrir outras pessoas, disseram fontes judiciais do Vaticano.

O papa, como chefe soberano do Vaticano, pode exercer em qualquer momento sua prerrogativa de perdoar o mordomo, mas se não fez isso até agora é sinal de que espera que o julgamento vá até o final.

Durante o julgamento podem ser chamadas várias testemunhas, já que na investigação aparecem eventuais cúmplices que se ocultam sob as letras “B” (aparentemente um sacerdote espiritual de Gabriele), “X” e “W”.

Não se descarta também que possa ser chamado o secretário particular do papa, Georg Ganswein, de cujo escritório durante vários anos Gabriele roubou e copiou os documentos secretos.

O escândalo do vazamento de documentos do papa e da Santa Sé, conhecido como “Vatileak”, veio à tona no início desse ano, quando uma televisão italiana revelou cartas enviadas a Bento XVI pelo núncio nos EUA, o arcebispo Carlo Maria Viganó, nas quais ele denunciava a “corrupção, prevaricação e má gestão” na administração do Vaticano.

Em 19 de maio foi publicado um livro com uma centena de novos documentos secretos do Vaticano que revelam supostas tramas e intrigas no pequeno Estado, e no dia 24 de maio Gabriele foi detido. Sciarpelletti foi preso um dia depois, mas 24 horas depois foi liberado. Paoleto ficou 53 dias detido, até ser colocado em prisão domiciliar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here