Feira em Curitiba mostra novidades em drones para uso comercial

0

Curitiba recebe nesta quarta-feira (9) e na quinta-feira (10), a primeira edição do Drone Show. O evento é voltado para profissionais que usam os aparelhos para captar imagens para aplicações diversas, como engenharia ou produções audiovisuais. Além da exposição de produtos, também há uma série de palestras para os interessados na área.

Na manhã desta quarta-feira, duas palestras sobre a regulamentação dos drones marcaram a abertura do evento. Roberto Honorato, que trabalha na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), explicou como está o processo de regulamentação para o voo das aeronaves não-tripuladas no Brasil.

Segundo ele, a Anac já submeteu uma proposta de regulamentação para os pilotos de drones à audiência pública. “A proposta recebeu quase 300 contribuições, que foram incorporadas ao texto e agora estão em avaliação jurídica na agência. Achamos que em breve ela será publicada”, afirmou Honorato.

O sargento Giuseppe Maset Neto, do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea), também fez uma palestra para explicar as novas exigências para o uso comercial de drones. De acordo com o militar, desde 2015 é necessário que os pilotos dessas aeronaves comuniquem ao Decea o plano de voo com antecedência, tal como ocorre com aeronaves pilotadas.

“A gente já tem relatos, graças a Deus, não no Brasil, mas temos relatos de acidentes envolvendo drones, com helicópteros, que voam a baixa altura. Então, a partir do momento que o Decea tem conhecimento daquele voo, serão tomadas todas as atitudes para segregar aquele espaço aéreo, para não ter perigo de colisão com aeronaves ou com helicópteros”, explicou Neto.

A feira ocorre na sede do Instituto de Engenharia do Paraná, na Rua Emiliano Perneta, 174. Para participar das palestras, é preciso se inscrever no site do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here