Governador anuncia Walter Pinheiro na Secretaria de Educação da Bahia

0

O senador Walter Pinheiro (sem partido-BA) foi anunciado pelo governador da Bahia, Rui Costa, na manhã desta sexta-feira (22), como novo secretário de Educação. O comunicado oficial foi feito durante evento, em Salvador.

Pinheiro assumirá o cargo que será deixado por Osvaldo Barreto, que pediu demissão do cargo no dia 11 de abril.

O motivo do pedido de demissão de Barreto não foi divulgado. Ele é secretário da Educação da Bahia desde 11 de agosto 2009, no governo Jaques Wagner. A exoneração dele ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado.

“Vamos [anunciar Walter Pinheiro] para poder impulsionar ainda mais os trabalhos na secretaria de educação”, disse Rui Costa nesta sexta-feira.

O senador Walter Pinheiro anunciou no dia 29 de março a desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele ainda não informou para qual partido ele irá e nem os motivos que fizeram ele decidir pela saída do PT.

Nascido em Salvador, Walter Pinheiro tem formação de técnico em telecomunicações. Ele começou a carreira profissional na antiga Telebahia, empresa estatal de telecomunicações, no final da década de 70, na chefia de importantes centros de manutenção e operação na capital.

A iniciação política de Pinheiro começou no Sindicato dos Telefônicos (Sinttel), foi fundador da CUT, secretário geral e membro da direção nacional da entidade, coordenou o Movimento Nacional em Defesa do Serviço Público e das Estatais e foi o responsável pela primeira experiência de Federação independente com a construção da FITTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações), assumindo sua coordenação geral.

Pinheiro disputou sua primeira eleição em 1986, como candidato a deputado estadual. Em 1992, foi eleito vereador de Salvador, assumindo a liderança da bancada. Em sua última eleição para deputado federal, em 2006, obteve o maior número de votos do PT no Brasil (200.894 votos). Ele chegou ao senado em 2010, tendo recebido 3.630.944 votos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here