Hemoba lança concurso de cordel para incentivar doação de sangue

0

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lança o I Concurso Cultural – Cordel da Doação, que visa estimular a doação de sangue e reforçar os estoques durante todo o período que antecede as festas populares do mês de junho.

Podem participar do concurso pessoas físicas, sem limitação de idade, residentes no estado da Bahia. Os participantes deverão escrever poemas de cordel que estimulem a doação de sangue, devendo citar os temas “Dia dos Namorados”, “Dia Mundial do Doador de Sangue” e “Festas Juninas”.

A inscrição poderá ser feita de 19 a 31 de maio, através do e-mail cordel@hemoba.ba.gov.br. Os candidatos devem colocar no assunto do e-mail a palavra cordel. É preciso ainda informar o nome, idade, endereço e telefone de contato com DDD.

Os vencedores terão o seu cordel publicado na rede social da Hemoba e ganharão o seu poema impresso, junto com uma cesta junina e uma camisa da Fundação Hemoba. O Regulamento do Concurso pode ser conferido no site da Fundação Hemoba.

O cordelista Antônio Ribeiro da Conceição, conhecido como Bule-Bule, será um dos apoiadores da Hemoba no projeto, que pretende reforçar os estoques de sangue devido ao aumento do número de acidentes gerar uma alta demanda transfusional.

O cordel é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, impressos em panfletos e declamado por pessoas das mais diferentes classes sociais.  Originária de Portugal, a forma literária ficou bastante propagada no Nordeste Brasileiro, onde as estrofes mais comuns são propagadas com dez, oito e até seis versos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here