Inauguradas instalações da Procuradoria de Justiça do Oeste

0

As instalações da Procuradoria de Justiça do Oeste foram inauguradas ontem, dia 24, em Barreiras, pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado. Para ela, “um momento de grande alegria, que solidifica a permanência da segunda instância no oeste baiano”. Ao inaugurar o espaço ao lado dos procuradores de Justiça designados para atuar junto à Câmara Especial do Extremo-Oeste, Washington Araújo Carigé e Nivaldo dos Santos Aquino, a PGJ destacou que o acesso à Justiça é um princípio constitucional e não deve ser negociado, o que se faz necessário é ampliar o acesso da população à segunda instância. “Trabalhei por oito anos nesta região e registro que é grande a minha satisfação em poder contribuir para ampliar a família MP aqui”, complementou.

mpba

Promotores de Justiça que atuam na região participaram do evento, no qual o procurador de Justiça Washington Carigé ressaltou a importância da descentralização da segunda instância para a população. “Precisamos garantir ao cidadão mais humilde, que não tem condições financeiras para ir à capital acompanhar o recurso do seu processo, o exercício da ampla defesa que a lei lhe assegura”. Ele agradeceu a todos os presentes e lembrou que a Procuradoria de Justiça já encontra-se em funcionamento e tem promovido a celeridade de muitos julgamentos. O espaço conta com dois gabinetes para os procuradores de Justiça, gabinete da Corregedoria, uma recepção ampla, varanda, banheiro, arquivo e copa.

Também participaram da inauguração, o chefe de Gabinete do MP, promotor de Justiça Luís Cláudio Nogueira; o chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral, promotor de Justiça Paulo Gomes; o promotor Corregedor André Bandeira; o superintendente do MP, Frederico Silveira; o juiz de Direito e diretor do Fórum de Barreiras, César Lemos de Carvalho; o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Barreiras, Alessandro Brandão Lima; os comandantes do 10 Batalhão da Polícia Militar, Coronel PM Camilo Uzêda; do 17 Grupamento de Bombeiros Militares, major José Alberto Silva Júnior; da Polícia Rodoviária Federal de Barreiras, Vanderlúcio dos Santos; o inspetor regional de Controle Externo de Barreiras, Fernando Esquievel Filho; defensoras públicas, advogados e servidores do MP.

Título de Cidadã Barreirense

Durante a noite, a PGJ Ediene Lousado recebeu da Câmara de Vereadores otítulo de ‘Cidadã Barreirense’. A cerimônia foi acompanhada por procuradores e promotores de Justiça da capital e da região de Barreiras, além de autoridades locais. O título é concedido a pessoas que prestaram relevantes serviços para a sociedade. Ao registrar o seu agradecimento, a procuradora-geral de Justiça declarou: “muito obrigada por me conferir o sentimento de dever cumprido e de que vale a pena acreditar que o trabalho pode ser instrumento de transformação social, envolvendo as pessoas e a sociedade”. Ediene fez um agradecimento especial aos promotores de Justiça que colaboraram com o desenvolvimento das suas funções durante os anos de 2002 a 2009. “Recebo o título como um reconhecimento da dedicação às minhas atividades ministeriais nesta cidade, em período no qual me realizei pessoal e profissionalmente”, complementou, afirmando “já sou barreirense, apenas estou recebendo, hoje, a certidão de nascimento”.

Presente na solenidade, o corregedor-geral do MP, procurador de Justiça Marco Antônio Chaves, falou sobre o reconhecimento interno que levou Ediene Lousado ao cargo de PGJ. O procurador de Justiça Washington Carigé lembrou do empenho da procuradora-geral para a instalação da Procuradoria de Justiça do Oeste e o promotor de Justiça Eduardo Bittencourt, representando os membros do MP que atuam na região, destacou as qualidades da homenageada, ressaltando que ela “deixou uma marca muito positiva para o MP em Barreiras, desempenhando papel fundamental para o alcance de efetivos resultados para a população”. Também participaram da cerimônia vereadores, servidores do MP, advogados e amigos da PGJ.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here