Incêndio de grandes proporções destrói fabrica de calçados do Grupo Dass

1

Por volta das 8 horas da manhã de ontem, um funcionário da filial da fábrica de calçados Dass, instalada neste Município do Litoral Oeste do Estado do Ceará, registrou incêndio em um dos galpões de estoque. Segundo o segurança da fábrica, Fábio Silva, o local armazenava tênis que já estariam prontos para venda. Os moradores reclamam da demora do Corpo de Bombeiros e da falta de uma equipe instalada na cidade.

Fábio contou que estava de serviço quando, por volta das 7h40, visualizou uma fumaça saindo da parte de expedição e, em torno das 10 horas, o Corpo de Bombeiros chegou ao local. De acordo com coronel Sérgio Gomes, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 8h50, quando foram chamadas as guarnições do Município de Marco e Sobral. “Devido à proximidade, a unidade de Marco foi a primeira a ser acionada, levando um Caminhão de Combate, sendo seguida pela unidade de Sobral e, por fim, dois caminhões saíram de Fortaleza, assim como um carro de salvamento”, disse.



O coronel explica que, por conta do engarrafamento da região Metropolitana de Fortaleza (RMF), houve uma demora para a chegada das unidades no local. “Até perto do Pecém, a locomoção foi bastante lenta devido ao trânsito e os veículos pesados que nós guiamos. Quando chegamos ao local, as equipes das outras cidades, assim como da própria Prefeitura, já estavam lá”, destacou Sérgio Gomes.

Sem feridos

Conforme o coronel, o incêndio foi de grandes proporções, mas ninguém ficou ferido. O local servia apenas para estoque e ficou com a estrutura completamente perdida. “Nós iremos demolir o que restou do galpão e fazer uma limpeza no local para, após esses procedimentos, entregá-lo de volta à empresa”. O coronel afirma que haverá uma limpeza no terreno ao redor da fábrica, já que é próximo da vegetação.

O fogo foi controlado por volta das 11horas de ontem. Os moradores contam que ficaram atordoados com as chamas e fumaça expelidas. A estudante Lidiane Teixeira lembra que acordou com sua mãe chamando, avisando que a fábrica estava sendo incendiada.

“Eu fiquei bem atordoada, moramos relativamente perto da Dass e temos conhecidos que trabalham na fábrica. Quando olhei para fora de casa só podia ver uma fumaça escura tomando conta de tudo”, disse a jovem.

O fotógrafo Rafael Victor lembrou que o Município não possui Corpo de Bombeiros, apesar de a Prefeitura ter doado o terreno para o Estado do Ceará no dia 9 de setembro de 2009.

Renovação do prazo

Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura, André Lima Oliveira, a lei a qual o fotógrafo se refere é a Lei 064/2009, que autoriza o poder executivo à doação de terreno ao Estado do Ceará para ser destinado ao Corpo de Bombeiros. Segundo a documentação oficial, o terreno fica no Bairro Júlio, e tem área de 1159m.

“Mesmo que o prazo estipulado na lei para utilização, previsto no artigo 4º, ser de 2 anos, e já se encontrar com praticamente três anos, portanto vencido, o Município de Itapipoca tem interesse em renovar o prazo por igual período se realmente o Governo do Estado do Ceará tiver interesse em realmente executar a finalidade prevista nesta Lei Municipal, ou seja, construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Itapipoca que servirá também para toda a região do Vale do Curu”, afirmou o secretário.

Burocracia

De acordo com o comandante da Corporação, coronel Heraldo Pacheco, houve problemas burocráticos que levaram à demora da resolução desse pedido. “Além disso, não existiam homens efetivados que pudessem ser enviados para lá”, afirma.

As investigações sobre o motivo do incêndio continuam, porém, alguns trabalhadores apontam que teria sido um curto circuito na fiação. O coronel Sérgio Gomes diz que as causas do incêndio serão divulgadas apenas após o laudo da perícia.

Dúvidas

Os moradores esperam para saber como ficará a situação da fábrica na cidade. Segundo informações disponíveis no site do grupo Dass, a unidade produtiva de Itapipoca conta com cerca de 2.055 colaboradores e é responsável pela fabricação de calçados esportivos das marcas Fila e Tryon, estando em atividade desde 3 de Junho de 1996.

Um funcionário, que não quis se identificar, afirmou estar com receio de demissões. “Foi um prejuízo muito grande, quase mil pares de sapato estavam ali dentro. E se for ter demissões? Pelo que eu sei, ninguém tem culpa, foi uma fatalidade”, destaca.

Até o fechamento desta edição, reportagem procurou o Grupo Dass para apurar mais informações sobre o prejuízo material e que medidas a fábrica adotará depois que o local for liberado pelo Corpo de Bombeiros, mas nenhum responsável pela empresa estava no local. Ninguém atendeu aos telefonemas.

Veja vídeo do incêndio:

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here