Na web, Prefeitura de Ribeirão Preto transforma Aedes aegypti em Jedi

0

Em uma publicação contra a dengue no Facebook, a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) transformou o mosquito Aedes aegypit em Jedi, ao duelar com o famoso vilão da saga “Star Wars”, Darth Vader. A cena causou polêmica na rede social, com internautas questionando a presença do mosquito no “lado bom da força”.

Procurada pela reportagem do G1, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto negou falha no desenvolvimento da campanha e explicou que o objetivo era usar uma linguagem mais moderna e critiava para tratar o assunto.

“Todos contra a dengue, zika vírus e Chikungunya. Que a força esteja com a gente”, diz uma montagem postada na quinta-feira (7) no perfil oficial do Palácio Rio Branco. Na postagem, a Prefeitura alerta a população sobre uma de epidemia de dengue. Pelo menos 60 casos da doença são confirmados por dia na cidade e um homem morreu com suspeita da doença na terça-feira (5).

star_wars

Na imagem, o mosquito Aedes aegypit aparece com um sabre de luz azul lutando contra o personagem Darth Vader. Na história de ficção, os cavaleiros Jedi carregam a arma na guerra contra o vilão, que representa o lado das trevas.

Essa não é a primeira polêmica envolvendo ações da Prefeitura de Ribeirão no combate à dengue. A distribuição de ‘squeezes’ nas unidades de saúde também foi criticada pelos pacientes, que reclamam de demora nos atendimentos. Nesta quinta-feira (7) o tempo de espera por uma consulta nos principais postos de saúde chegava a cinco horas.

Polêmica
“Foi bem falho da parte de vocês colocarem o mosquito como do ‘lado do bem’, e não adianta dizer ‘até os vilões estão entrando nessa luta’, por que está todo mundo ligado que quem fez essa publicidade aí nunca assistiu Star Wars e não sabe o que está fazendo”, disse uma internauta.

“Gente, o assunto é sério e o posicionamento da Prefeitura De Ribeirão Preto foi bem cool, porém há um pequeno equívoco na criação: o mosquito não é um Jedi”, disse outro usuário da rede social, enquanto um jovem elogiou a iniciativa: “Parabéns à equipe de social media, continuem nessa linguagem que se adapta à internet”.

Em resposta, a equipe de redes sociais da Prefeitura de Ribeirão agradeceu a participação dos internautas e postou que “em Ribeirão, até o Darth Vader veio para a lado bom da força.”

Na tarde desta sexta-feira (8), após a polêmica se espalhar pela rede social, uma nova arte foi publicada com imagens de diferentes vilões de histórias em quadrinhos, desenhos animados e animes. “Todos contra a dengue, zika vírus e chikungunya. Até eles!”, consta na postagem.

Em nota enviada ao G1, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que conta com profissionais atuando diariamente nas redes sociais, postando matérias e campanhas de interesse dos moradores com linguagem mais moderna e criativa.

“Neste caso especificamente foi utilizado um personagem cultuado pelos cinéfilos e amantes da série ‘Star Wars’ e o objetivo é mostrar que até todos os personagens estão lutando contra o mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya e zika vírus”, consta na nota.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a intenção da postagem era chamar atenção para o assunto. “O objetivo é atrair a atenção não só de adultos, mas de jovens, adolescentes e crianças para a campanha”.

A administração informou ainda que não entendeu como crítica os comentários postados na página, mas como “engajamento, ou seja, as pessoas viram e estão discutindo o assunto e esta é a finalidade”, concluiu a nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here