O dia em que Stephen Hawking deu uma festa e ninguém foi

0

Infelizmente, o físico Stephen Hawking veio a falecer nesta quarta-feira (14/03). O físico e cosmólogo deixará uma grande lacuna na ciência, afinal, ele é um dos mais famosos divulgadores científicos da atualidade. No entanto, seu legado ficará para inspirar mais pessoas por milhares de anos.

No dia 29 de Junho de 2009, Hawking realizava uma festa com os melhores Champagnes da frança, mesas recheadas de comida e toda uma decoração especial. Um evento que ninguém ousaria perder, não é mesmo? Só que ninguém apareceu e o físico ficou sozinho no salão.

Mas ele não ficou surpreso de modo algum, já era esperado por ele mesmo que isso ia acontecer: Stephen estava dando uma festa para viajantes do tempo. Hawking disse que a festa seria a “evidência experimental de que a viagem no tempo não é possível”, já que ele enviou os convites quando o festejo já tinha acabado.

Ele esperava que o convite ficasse vivo por milhares de anos até que alguém, com uma máquina do tempo, voltasse e fosse a sua festa. No convite tinha todas coordenadas espaciais sobre onde estaria acontecendo o evento.

Mas é realmente possível viajar no tempo? Para Hawking, “a teoria geral da relatividade de Einstein parece oferecer a possibilidade de distorcer o espaço-tempo tanto que possamos viajar no tempo”. “No entanto, é provável que a deformação desencadeie uma explosão de radiação que destrua a nave espacial e talvez o espaço-tempo em si”, concluiu ele.

Viagens no tempo são constantemente debatidas no meio científico, pois as leis do nosso Universo parecem não impedir que façamos tal façanha. De qualquer forma, se um dia você voltar para 29 de Junho de 2009, passe pro Cambridge, na Inglaterra – está acontecendo uma festa em que você foi convidado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here