Secretaria da Educação oferta 5.390 vagas para qualificação social e profissional

0

Os jovens e trabalhadores baianos com idade entre 18 e 29 anos de idade que não concluíram o ensino fundamental (8ª série) e estão fora da escola, têm até o próximo dia 06 de março para se matricularem no Proeja Fundamental ofertado pela Secretaria da Educação do Estado. São cursos de qualificação social e profissional integrada ao ensino fundamental com os arcos ocupacionais: Telemática, Construção e Reparos I (Revestimento), Construção e Reparos II (instalações) Saúde, Alimentação, Agroextrativismo, Madeira e Móveis, Administração, Turismo e Hospitalidade, Pesca e Psicultura.

Estão sendo ofertadas 5.390 vagas. As aulas serão ministradas durante dois anos nos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e unidades que ofertam Educação Profissional. Para efetuar a matrícula no Proeja Fundamental, os interessados deverão se dirigir aos centros e unidades com oferta de vagas, apresentar o histórico escolar das séries cursadas e/ou concluídas do ensino fundamental, ou ainda certificado/atestado da escola onde estudou.

O requisito é capacidade de leitura, escrita e operações matemáticas básicas. Também os egressos do TOPA poderão acessar estes cursos, desde que comprovem a proficiência acima. Caso ainda restem vagas após o término do prazo de matrícula, poderão ter acesso pessoas maiores de 29 anos.

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, disse que a oferta do Proeja Fundamental a partir deste ano é mais uma ação na perspectiva de atender aos 10 Compromissos assumidos pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de fortalecer a Escola Pública. “Significa a institucionalização na escola pública de programas com o ProJovem, sendo que a oferta será permanente, parte da política pública de Educação Profissional”, afirmou.

A perspectiva é assegurar alfabetização e a escolaridade aos que não puderam efetuar os estudos em idade regular e garantir o desenvolvimento dos jovens para uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho.

Almerico acrescenta que o Proeja Fundamental, ao mesmo tempo em que estimula o retorno de jovens e adultos às escolas para a conclusão do ensino fundamental, possibilita que eles comecem a aprender uma profissão tendo, desta maneira, maiores chances de inserção no mundo do trabalho. “Além disso, poderão continuar a formação por meio de cursos técnicos de nível médio ofertados gratuitamente na rede estadual (Proeja Médio)”, salientou.

Confira as vagas para sua cidade clicando aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here