1ª SEMINÁRIO PARA FORMULAÇÃO DO PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL (PLHIS) E TRABALHO EM GRUPO PARA ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DA QUESTÃO HABITACIONAL

0
Hospital Regional de Itaberaba

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2011 (Terça e Quarta-Feira), realizou-se na Casa dos Conselhos o 1ª Seminário para Formulação do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS e Trabalho em Grupo para Elaboração do Diagnóstico da Questão Habitacional.

De acordo com o Tratado dos Direitos Econômicos e Sociais da ONU – Organização das Nações Unidas, adotado em 1966, passando a vigorar somente em 1976 e ratificado no Brasil em !992, amoradia é um direito humano. O não cumprimento deste direito por falta de Políticas Públicas significa uma violação aos direitos humanos e do dos cidadãos.Quando esta administração assumiu o Governo, em junho de2009, a habitação não era vista como um dos problemas de maior vulnerabilidade social no Município, em especial no que se refere ao cumprimento das diretrizes do Ministério das Cidades – MC. Daí a criação do Conselho Municipal da Cidade, Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social com respectivo Grupo Gestor e a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, condicionalidade para aporte de verbas junto ao MC. Buscando contrapor a esta situação, a Gestão “Construindo um Novo Tempo” através Secretaria de Governo, junto ao Núcleo de Projetos e Convênios, implementou Políticas Públicas focadas na área da habitação de forma a possibilitar  a quebra deste paradigma, dentro de  uma compreensão global do problema da habitação no Município. Neste contexto, neste novo formato, traz como proposta: Produção de Unidades Habitacionais; Regularização Urbanística e Fundiária; Desenvolvimento Comunitário e Operacional. Com esta leitura traça o viés de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, como ferramenta norteadora da política da Habitação no município de Itaberaba.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here