Atenção Básica amplia acesso à Saúde em Itaberaba

0
Hospital Regional de Itaberaba

Nos últimos 20 meses, o município ampliou de 09 para 15 as equipes de Saúde Bucal (eSB), além de credenciar, junto ao Ministério da Saúde (MS), a equipe de Saúde da Família (eSF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alberto Casali e de implantar a segunda equipe do Núcleo de Ampliado à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), ampliando a cobertura da Rede para 94% da população.

Atualmente, a Rede de Atenção Básica de Itaberaba conta com 314 profissionais, responsáveis pelos mais de 45 mil atendimentos realizados por mês no município. São 18 eSF’s, composta por aproximadamente 13 profissionais de formação multidisciplinar, entre médicos, dentistas, enfermeiros e outros, com aumento significativo das eSB’s, além de outros profissionais que atuam no suporte às equipes nas Unidades de Saúde.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!

A Atenção Básica de Itaberaba conta, ainda, com 14 UBS’s, distribuídas entre a sede (10) e a zona rural do município (04), além das 12 Unidades Satélites (US) que dão suporte às UBS’s da zona rural, do Expresso Saúde que, em apenas 10 meses, já atendeu a mais de 12 mil pessoas, e das equipes de ACS’s que ampliam e melhoram o acesso à saúde pública e de qualidade para todos em Itaberaba.

Responsável pelo primeiro contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Básica tem o objetivo de implementar ações de promoção e proteção da Saúde da Família, com foco na prevenção de agravos, atuando diretamente no diagnóstico, tratamento e reabilitação, além da redução de danos na manutenção da saúde, ampliando a resolutividade com impacto positivo na qualidade de vida das pessoas.

Para Alex Machado, coordenador municipal da Atenção Básica, o município avançou significativamente nas Estratégias de Saúde da Família, nos últimos 20 meses, e continua trabalhando incansavelmente para agregar novas conquistas, em um futuro próximo, o que inclui a abertura de mais UBS’s pela cidade e a habilitação de novos serviços para a Rede de Atenção Básica de Itaberaba.

“Já avançamos bastante, mas não vamos parar por aqui. Vamos abrir mais uma UBS, no bairro Batalhão, ainda este ano e uma outra, prevista para o próximo ano, cuja localização ainda será definida, além disso, vamos habilitar o município para a oferta do serviço de Atenção Domiciliar (AD), também conhecido como ‘Melhor em Casa’, que vai melhorar o atendimento da Rede”, pontuou o coordenador.

A Atenção Básica de Itaberaba, além das 18 eSF, possui também duas equipes do NASF que atuam no apoio às ações das equipes com especialidades diferentes daquelas oferecidas pelas eSF e eSB, a exemplo de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Assistência Social, Educação Física e Fonoaudiologia, esta última especialidade foi incorporado recentemente.

Além disso, a gestão Cidade de Todos implementa, ainda, o Corujão da Saúde do Homem que oferece atendimento voltado para o público masculino, em horário alternativo, nas UBS’s do município e que já realizou mais de 3.000 atendimentos em mais de um ano de funcionamento. O Programa Saúde na Escola (PSE), por sua vez, é realizado pelas eSF’s em parceria com a Rede Municipal de Ensino (RME).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here