Câmara Municipal de Itaberaba lança concurso de redação para alunos do ensino médio

6

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pimentel (PRB), promoverá nesta segunda-feira (07/05) juntamente com os demais membros da Mesa Diretora, vereadores Ildemar Brandão (PMDB) – 1º Secretário; Benedito Ballio (PT) – 2º Secretário e João Barbosa de Almeida (PRP) – Vice-Presidente, o lançamento do I Concurso de Redação Estudantil promovido pela Casa, com o objetivo de provocar reflexão dos(as) estudantes relacionando o trabalho do Legislativo Municipal às melhorias de vida da população, assim conscientizando os alunos da idéia de que o Poder Legislativo é um instrumento de participação e modificação da realidade social. O concurso é destinado aos alunos regularmente matriculados e freqüentes no Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Itaberaba.

Conforme o regulamento, disponível no portal da Câmara na internet (www.camara.itaberaba.ba.io.org.br), destina-se à elaboração de uma redação ou criação de texto sobre o tema “A IMPORTÂNCIA DO PODER LEGISLATIVO PARA O CRESCIMENTO DA NOSSA CIDADE”.O trabalho deverá ser manuscrito, com no mínimo 25 linhas e no máximo 35 linhas.

O aluno deverá preencher a Ficha de Adesão disponível na Câmara Municipal (Av. Rio Branco, nº 373, telefone 3251.0002) ou na secretaria das escolas e entregá-la junto ao trabalho inscrito impreterivelmente até o dia 31 de maio. As redações serão avaliadas por uma comissão designada pelo presidente da Câmara, que observará os critérios da pertinência ao tema proposto; originalidade, clareza, concisão, correção gramatical e coesão. O Diretor Escolar reunirá os trabalhos encaminhados pelos alunos a serem enviados à Câmara Municipal de Itaberaba, que recolherá os trabalhos na Unidade Escolar, de acordo com agendamento prévio.

Os autores dos três trabalhos vencedores receberão prêmios atribuídos pela Câmara Municipal mediante patrocínio do comércio local e pessoas interessadas no desenvolvimento da cultura. Os vencedores serão agraciados na seguinte ordem:1° colocado – Netbook; 2° colocado – Máquina Fotográfica Digital;3° colocado – Celular.

Segundo o primeiro secretário Dinho do Fluminense “o concurso é parte da comemoração da instalação da primeira Câmara Municipal em 30 de junho de 1948 a exatos 64 anos , proporcionando aos jovens uma reflexão sobre a importância do Poder Legislativo”. O segundo secretário, vereador Dito ressalta: “a Câmara cada vez mais busca aproximar o cidadão do vereador e incentiva a participação dos munícipes no debate político”. O Presidente Pimentel diz “na atual gestão, foi criado o espaço cultural Donald Amorim, o concurso de fotografia amadora, realizadas diversas Audiências Públicas e Tribunas Livres e o programa Voz do Legislativo que serviram para levar informações ao público e promover a interação entre o Legislativo e a Comunidade”.

6 COMENTÁRIOS

  1. 06/05/2012 Itaberaba, BA, 26 de março de 1877 / 2012, 135 anos
    Francamente, quando li a matéria do informativo, não dá pra segurar. Com toda sinceridade, é fantástica essa iniciativa, principalmente tão próximo a 23 de abril Dia Mundial do Livro. De coração, PARABÉNS a todos e todas da Câmara Municipal de Itaberaba por essa nobre iniciativa.
    Abraços aos meus (e nossos) irmãos brasileiros itaberabenses. Que maravilha ter um concurso de redação!

  2. Acho que vai ter um problema, os professores do Estado, estão em greve, isso pode atrapalhar as inscrições. Deve se verificar forma de inscrever os alunos das escolas estaduais.No entanto, parabenizo aos vereadores pela idéia.

  3. A atual Câmara Municipal tem mudado o perfil de trabalho junto a comunidade. Digo isso, pois sempre visito o espaço de exposições e tenho visto trabalhos belissimos, parabéns por mais essa atitude. Precisamos de vereadores atuantes.

  4. SALVO QUALQUER INTERESSE ELEITORAL – MUITO LOUVÁVEL INICIATIVA DA CÂMARA

    Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia. (Nelson Mandela).

    A democracia constitui necessariamente um despotismo, porquanto estabelece um poder executivo contrário à vontade geral. Sendo possível que todos decidam contra um cuja opinião possa diferir a vontade de todos não é por tanto a de todos, o qual é contraditório e oposto à liberdade. ( Immanuel Kant ).

    Fico feliz por demais, ao ver que o poder legislativo na titularidade do vereador Ricardo Pimentel vem fazendo história no aspecto cultural, da educação e da segurança pública. O povo e os administrados precisam reconhecer isto. Ainda que tenha que continuar a cobrar mais independência e soberania da cada de leis.
    Estão de parabéns pela iniciativa de convocar os jovens estudantes e alunos do ensino médio, para que estes exercitem o pensamento e potencialize sobremaneira vossas capacidades de escolha. Pois é certo que muitos deles já votem. Com isto, espera-se, inclusive, que a ação não tenha qualquer objetivo de alcance eleitoreiro. Mas, especialmente, do exercício da cidadania e do melhor discernimento quanto aos quadros de vereadores que devem eleger ou reeleger-se fiscalizadores de atos contrários à coletividade, ao povo, à comunidade.
    O tema também é muito interessante e, certamente, teremos dissertações interessantíssimas.
    Sugiro acrescentar nas regras ou editais do concurso de redação, a informação e autorização dos vencedores, para que estes tenham, além da premiação simbólica, seus textos publicados nos principais meio da imprensa, assim como lidos e homenageados em sessão de câmara.
    É bom saber também que a boa escrita é consequência das boas leituras. Paulo Francis dizia que, “Quem não ler não sabe e quem não sabe sempre será servo.”

    Rogério Lima – Redator do Conexão Verdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here