Comerciários de Itaberaba comemoram conquistas e se preparam para novos desafios

0

O Sindicato dos Comerciários de Itaberaba e região (Sindcir) realizou, no final do mês passado (29/11), a festa de confraternização da categoria.  A 9° edição do encontro reuniu centenas de trabalhadores que, além das atrações artísticas e da final do Torneio de Futebol dos Comerciários, tiveram um momento de reflexão sindical, no qual foram apresentadas as principais conquistas do Sindicato e a importância dos trabalhadores apoiarem a entidade em suas lutas para seguir avançando nas conquista.

A abertura do encontro aconteceu às 8h da manhã com a final do Torneio, na Área Recreativa da Escurinha, entre as equipes Ancoras e Vama Veículos. Foi uma disputa digna de final que deu a vitória à equipe da Vama com um placar de 3×0. O capitão da equipe vencedora, Adriano Oliveira, agradeceu o apoio de todos e, principalmente, do Sindicato.

“Agradeço em nome de toda a equipe pela torcida e energia positiva. Sem dúvidas isso contribuiu muito para a nossa vitória. Parabenizo a organização do Sindicato e os esforços do nosso presidente, Edvaldo Rodrigues, conhecido como Edy, que batalhou muito pela consolidação desse torneio. A gente fez uma brilhante final contra a Ancora, uma equipe bem organizada e que merece todo o nosso respeito. Felizmente, nos desempenhamos melhor em campo e agora é só correr para o abraço e aproveitarmos essa festa maravilhosa”, destacou o capitão.

O presidente do Sindcir ressaltou a importância do futebol enquanto instrumento de interação e descontração para a categoria. “Esse é um momento importante, pois aqui, os trabalhadores de diferentes empresas e regiões podem se conhecer e trocar experiências. Nós começamos esse Torneio há nove anos. Sabemos que no nosso país o futebol é algo importante e que mobiliza grande parte da sociedade. É uma paixão nacional. Essa foi uma forma de atrairmos tanto o público masculino quanto os seus familiares, que torcem e se emocionam a cada partida. Esposa, parentes e amigos participam da festa”, declarou.

Edvaldo Rodrigues falou ainda sobre as principais conquistas do Sindicato nos últimos anos e apontou os principais desafios para os próximos. “Nós conquistamos salário acima do mínimo, estabilidade para as gestantes acima da CLT, domingos e feriados com bonificação para os trabalhadores e trabalhadoras. São várias conquistas, mas só conseguimos tudo isso porque tivemos o apoio da categoria. Nas próximas lutas não será diferente. Vamos precisar ainda mais dessa adesão”, enfatizou.

Segundo ele, a expectativa é que a campanha de sindicalização continue sendo um sucesso. “ Apesar de termos começado a pouco tempo,  a gente espera ter muitos associados. Estamos lançando a nossa campanha salarial e sabemos que não é fácil conseguirmos vencer a tirania dos patrões nas mesas de negociações. Quanto mais associados tivermos, mais fortes estaremos na hora de fecharmos a nossa convenção coletiva”, concluiu.

Além dos trabalhadores, familiares e amigos, o evento contou com a presença do presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador, Jaelson Dourado, de representantes da Federação dos Comerciários da Bahia (Fec-Ba) e do Sintrasuper.

Homenagem

A 9° edição da Confraternização dos Comerciários de Itaberaba homenageou a primeira presidente do Sindicato, Débora Cristina Bacelar, que presidiu a organização no ano de 1998 e fez parte da consolidação da entidade. “Sinto-me muito honrada com essa homenagem. Sem dúvidas, a trajetória não foi fácil. No início foi muito difícil porque tínhamos outra cidade que representava a região aqui de Itaberaba e isso dificultava muito. Quando apresentamos a proposta para criarmos o Sindicato,  já havia outra entidade registrada. Mas, não desistimos e,  com muita luta, temos  um Sindicato forte e atuante. Hoje o sindicato é referência nas lutas pelos direitos dos trabalhadores”, disse.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador parabenizou a atuação da sindicalista e destacou a importância do trabalho conjunto entre ela e o atual presidente dos Comerciários de Itaberaba, Edy. “Isso tudo que vocês estão presenciando aqui é a prova da construção e consolidação de uma entidade que mudou e vem mudando a vida dos comerciários. Tudo isso só é possível porque temos pessoas comprometidas com a luta dos trabalhadores. Parabéns, Edy e Débora pelo trabalho incansável que ampliou a qualidade de vidadas pessoas”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here