Construção do Campus Itaberaba do IF Baiano segue em ritmo acelerado

0
Hospital Regional de Itaberaba

As obras de construção do Campus Itaberaba do Instituto Federal de Educação (IF Baiano) estão em ritmo acelerado, seguindo o cronograma estabelecido pelo projeto. Segundo Júlio Régis Granja Barbosa, engenheiro civil e responsável pela obra – a cargo da Lessa Engenharia e Consultoria -, já foi concluída a parte mais demorada da construção dos prédios.

“Já concluímos os trabalhos que demandam mais tempo, que é a fundação da obra. Estamos fazendo agora a parte estrutural com pilares para erguermos as paredes do bloco de salas de aulas. Também estamos em andamento com a construção do outro bloco, onde funcionará o refeitório”, informa o engenheiro.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!

pedreiros cimentam piso onde serão as salas de aula

Segundo ele, na obra do campus do IF Baiano trabalham atualmente 62 operários, entre pedreiros, carpinteiros, montadores de ferragens, e serventes, 90% deles moradores de Itaberaba. “Neste mês de maio estaremos contratando mais 15 a 20 trabalhadores, entre eles eletricistas e operadores de betoneiras”, informa Júlio Barbosa.

O mestre de obras Sidnei Santos informa que está havendo uma grande procura por empregos na obra e que mais de 600 currículos foram recebidos. A previsão é de que a primeira etapa da obra será entregue no prazo, em janeiro de 2014. “A segunda etapa de implantação do campus será a construção do Bloco Administrativo, que levará 6 meses a partir da liberação da ordem de serviço”, diz o engenheiro.

Ele destaca, ainda, que o IF Baiano irá implantar seus cursos técnicos de acordo com o que o próprio município escolher via pesquisa e consulta popular. O funcionamento da instituição de ensino federal deverá trazer a Itaberaba dezenas de professores e funcionários, além de cerca de 1.000 alunos – boa parte de outros municípios.

Isso deverá aquecer ainda mais a economia – traduzindo-se em mais empregos no comércio local -, a exemplo de vagas em pousadas, hotéis, bares e restaurantes, além de impulsionar o mercado imobiliário com a procura de apartamentos e casas para aluguel pelos estudantes e profissionais que virão de outras localidades para morar em Itaberaba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here