Cursos de educação a distância vão beneficiar escolas públicas de e Itaberaba e outros 249 municípios baianos

0

Professionais das escolas municipais e estaduais, instaladas em 250 municípios da Bahia, serão beneficiados por meio de cursos de educação a distância (EAD). A iniciativa faz parte do Programa Formação pela Escola, vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para isso, os novos professores, que irão ministrar os cursos, participam do Encontro de Formação em Tutoria e Competências Básicas. Realizado pela Secretaria da Educação do Estado, o evento ocorre até esta terça-feira (26), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Dentre os cursos oferecidos na formação continuada estão os de Competência Básica, Censo Escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa do Transporte Escolar, Programa do Livro Didático, Programa de Alimentação Escolar e Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação. Os professores/tutores ficarão responsáveis, nos seus municípios, pela capacitação de profissionais de ensino, técnicos, gestores públicos, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada, em cursos nas modalidades EAD e presencial.

1461699761Encontro_de_Formao_inicial_de_Novos_Tutores_006

“Esta ação, que reforça a colaboração do Estado com os municípios, dentro do Programa Educar para Transformar, do governo estadual, visa promover a capacitação dos novos 80 tutores, que são os professores mediadores dos cursos a distância oferecidos pelo Programa Formação pela Escola, nesta etapa, que começa em 80 municípios, que [fizeram adesão] em 2016”, explicou a coordenadora do Programa Formação pela Escola, Graciene Guimarães.

Regime de colaboração

Para os participantes, a oferta do curso propicia a efetivação do regime de colaboração entre o Estado e os municípios, criando, entre as partes, a expectativa de melhoria da educação em suas localidades. “Esta formação promovida pela Secretaria da Educação do Estado tem o foco na gestão democrática, o que é muito importante para o fortalecimento das ações ligadas à formação continuada dos professores, que atuam diretamente na gestão escolar, a partir do seu contexto local”, afirmou Suely Alves, coordenadora de programas e ações da Secretaria da Educação de Teixeira de Freitas, município situado no sul do estado.

1461699761Encontro_de_Formao_inicial_de_Novos_Tutores__Gracine_e_Marlene

Rita Katiusy, gerente de Educação Básica da Secretaria de Educação de Itaberaba, no centro norte baiano, contou ser esta a primeira vez que participa de um curso de formação de tutores. “Quando falamos em formação de novos tutores, o intuito é de crescimento profissional para a melhoria da educação e, imediatamente, pensamos em nossos educadores da rede municipal no sentido de que eles possam ter melhor desenvolvimento pedagógico, a partir da nossa contribuição”.

Monitoramento e avaliação

O programa nacional de formação continuada através de cursos a distância visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação e na prestação de contas dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. A ação é voltada para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

1461699762Encontro_de_Formao_inicial_de_Novos_Tutores_042

link-zap
Loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here