Detran orienta mototaxistas de Itaberaba sobre segurança no trânsito e apreende motos

0

Com o objetivo de incentivar o cumprimento das regras para a condução de motocicletas, a Caravana do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realizou em Itaberaba, no centro norte da Bahia, na terça-feira (15), ações educativas sobre o uso de equipamentos de segurança obrigatórios.

O município tem uma frota de 10.539 motos e motonetas. O número é resultado do aquecimento do mercado de motos, nos últimos anos, e da falta de transporte público na cidade. Hoje, o serviço de mototáxi é o principal meio de locomoção da população mais carente. Cerca de 800 mototaxistas circulam em Itaberaba, que registra muitos acidentes.

moto apreendida
Varias motos foram apreendidas durante as Blitz

Janilson Amorim trabalha como mototaxista há 15 anos e ganha, em média, R$ 700 por mês. Ao receber orientações da equipe do Detran, ele revelou a preocupação com os riscos da profissão. “O trânsito não é fácil. Nós rodamos bastante pela cidade e somos vítimas de acidentes com muita frequência, muitas vezes devido à falta de informação. Subir em uma moto e transportar pessoas é lidar com vidas”.

Ivonete Pereira, que coordena cerca de 20 mototaxistas em uma associação, reclamou da falta de regulamentação da profissão e elogiou a iniciativa do órgão de trânsito. “Todo motorista, seja de carro ou de moto, precisa ter acesso a esse tipo de conhecimento, para que não ponha em risco a sua vida nem a dos seus passageiros. Com certeza, essas informações vão ficar na cabeça de cada mototaxista e serão repassadas adiante”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here