Disputa Interna Agita As Eleições Da OAB De Itaberaba

0
Hospital Regional de Itaberaba

Por: O Paraguaçu

A subseção da Ordem dos Advogados da Bahia – OAB de Itaberaba encontra-se em acelerado ritmo eleitoral, já que amanhã (22/11), será realizada a eleição para escolha do novo presidente em substituição ao atual dirigente, advogado Etiene Costa Magalhães. Diferente da eleição passada que reconduziu Etiene para dois mandados como candidato único, agora dois candidatos disputam o cargo: os jovens juristas Pablo Picasso Silva Dias e Tânia Fraga. Tânia vem contando com o apoio declarado do atual dirigente, enquanto Pablo desponta na condição de candidato independente articulado por um grupo de juristas de discordam do continuísmo e pleiteiam renovação na gestão da subsecional da OAB.
Até o momento está prevista a instalação de uma única seção de votação na sede da OAB em Itaberaba, apesar da abrangência em mais de 20 municípios, desde o alto da Chapada Diamantina como Seabra, Utinga, Lençóis, Andaraí e vários outros, de onde muitos advogados terão dificuldades em deslocamento. A Comissão Eleitoral é composta por três advogados, presidida por Ilson Azevedo Oliveira, tendo como escrutinadores Ana Christie Mascarenhas Santana e Gabriel Rodrigues Pinheiro.
Pablo propõe maior defesa das prerrogativas dos advogados
O candidato independente à presidência da subseção da OAB, Pablo Dias, disse em entrevista à reportagem de O Paraguaçu, que dentre suas metas como candidato está à defesa das prerrogativas da profissão do advogado, assim como a luta para a reabertura das novas comarcas para garantir maior acesso do povo à justiça. Dentre as ações que a OAB pode desenvolver em defesa do exercício da advocacia, Pablo lembra soluções para problemas como a morosidade na tramitação dos processos na justiça; direito ao diálogo sigiloso dos advogados com seus clientes detentos nas delegacias de polícia civil, onde a entrevista ocorre sob a vigilância de agentes policiais; direito de acesso e emissão de fotocópias dos processos, assim como maior interação e presença da OAB junto ao problema da sociedade, em especial quando feridos o estado de direito da cidadania.
“A OAB deve manifestar-se publicamente, sobre todos os assuntos afetos ao exercício da justiça, revelando sua altivez como entidade guardiã dos direitos individuais e coletivos”, disse Pablo, acrescentando que a morosidade processual é frustrante tanto para a classe jurídica quanto para o povo e, “a OAB em diálogo com as instituições judiciárias podem encontrar uma solução”.
Nossa reportagem buscou ouvir o atual presidente da subseção da OAB, Etiene e a candidata Tânia, que revelaram dificuldades na agenda para conceder entrevistas.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!
 
 

Chapas Concorrentes
As eleições da OAB começam às 8h00 da manhã e encerram às 17h00, devendo os advogados eleitores escolher entre duas chapas concorrentes:
“Renovar é Preciso”, Nº 8626,
Presidente PABLO PICASSO SILVA DIAS,
Vice-Presidente EDSON BARBOSA DE SOUSA
Secretário Geral TICIA PEREIRA MONTEIRO
Secretário Geral Adjunto 21993 FELIPE FARIA TOÉ ALVES DE OLIVEIRA
Tesoureiro 21100 MILLENA TANAN DE OLIVEIRA

Chapa Unidade e Ação Nº 6767
Presidente TÂNIA FRAGA PIRES
Vice-Presidente JOSÉ GUEDES DE SOUZA
Secretário Geral LEANDRO ALMEIDA DE OLIVEIRA
Secretário Geral Adjunto ACHIBALDO NUNES DOS SANTOS
Tesoureiro JURANDI RIBEIRO FERREIRA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here