Em Itaberaba Educação no trânsito se aprende na escola

0

Dando prosseguimento à Semana Nacional de Trânsito em Itaberaba, a Prefeitura de Itaberaba, através da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), e demais parceiros, realizou hoje, terça-feira (19), ações educativas em escola da Rede Municipal de Ensino (RME).

Nesta oportunidade, a equipe formada pela SMTT, 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e a 9ª Circunscrição Estadual de Trânsito (CIRETRAN) realizaram ações educativas na Escola Municipal Doralice de Souza Sampaio, localizada na Avenida Luiz Viana Filho.

Estiveram presentes, nos eventos de hoje à tarde, o superintendente Municipal de Trânsito e Transporte, Raul Jones e o secretário Municipal de Comunicação e Informação Social, Lucas Hayne, que representou o prefeito Ricardo Mascrenhas na oportunidade.

No Doralice

As ações na escola consistiram em Blitz Educativa e no Cinema Rodoviário, que contou com a participação do instrutor Rubenilson Souza de Oliveira, membro da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), dirigida aos alunos do 6º ano.

No Cinema Rodoviário os alunos assistiram a uma palestra, realizada em um ônibus da empresa Cidade Sol (parceira da Semana), tratando de Noções Básicas de Segurança no Trânsito, como: o uso do sinto de segurança, da faixa de pedestre e do capacete, para os motociclistas.

Para Rubenilson Souza de Oliveira, que ministrou as palestras, “o objetivo dessas palestras é conscientizar as crianças para o fato de que o trânsito pode ser muito melhor para todos se as regras básicas de segurança forem respeitadas. Neste sentido, é muito importante estarmos falando para eles que serão, certamente, os condutores de amanhã”, disse o instrutor.

Na opinião de Ana Júlia Matos Araújo (11), aluna do 6º ano da Escola Doralice, a palestra é muito importante porque ela acaba salvando vidas. “Eu achei a palestra muito importante porque quando as pessoas não respeitam a sinalização de trânsito, muitos acidentes acontecem”, disse Ana Júlia.

A diretora da Escola, Cristina Gomes Oliveira, aprovou a iniciativa de levar este tipo de conhecimento para a escola. “É interessante que eles aprendam, desde cedo, sobre os princípios básicos da segurança no trânsito para que no futuro nós tenhamos adultos mais conscientes e um trânsito mais saudável”, observou a diretora.

A Blitz Educativa

Após as palestras, que aconteceram pela manhã e à tarde, os alunos participaram de uma Blitz Educativa que, em frente à escola, abordou condutores para entregar material informativo sobre a Semana e a segurança no Trânsito, além de averiguar e corrigir possíveis irregularidades quanto ao uso dos equipamentos de segurança e o porte de documentos obrigatórios.

Para Raul Jones, superintendente Municipal de Trânsito e Transporte, “o nosso objetivo com esta Blitz é informar e orientar, através de material educativo, tanto condutores quanto pedestres da necessidade de melhorar a segurança no trânsito para todos”, informou o superintendente.

Para o secretário de Comunicação, Lucas Hayne, “o governo cidade de todos não está medindo esforços para levar informação que resultem em melhoria na qualidade de vida de toda a sociedade”, disse. Para ele, ações como as que estão ocorrendo nesta Semana de Trânsito, “servem para fortalecer o trabalho de humanização do trânsito em nossa cidade que, nos últimos anos, cresceu muito”, concluiu o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here