Empresários de Feira de Santana e Itaberaba conhecem o Sebrae 360º

0
Hospital Regional de Itaberaba

Ferramenta que simula ambiente de minimercado visa identificar oportunidades de melhorias e possíveis soluções para as empresas

Por: Vívian Rodrigues

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!

Em busca de soluções para inovar em seus negócios, empresários do ramo de minimercados estiveram no auditório do Hotel Acalanto nesta terça-feira, 16, para viver a experiência virtual do Sebrae 360º, primeira capacitação 3D realizada na cidade pela instituição. Utilizando fones de ouvido, controles semelhantes aos de um videogame e óculos de realidade virtual, o empreendedor acessa a plataforma na qual é convidado a passear dentro de um minimercado modelo, criado para o treinamento gerencial.

Sebrae_360 (3)

O participante passa por diversas etapas que simulam o ambiente de um minimercado, compreendendo as áreas de gestão de uma empresa, como experiência de compra, gestão de pessoas; mix de produtos, logística; comunicação promocional no varejo, sustentabilidade e inovação.

Segundo o consultor do Sebrae, Leonardo Sampaio Sepúlveda, em cada fase o empreendedor tem contato com diversos conteúdos, desafios e boas práticas de gestão, podendo, de forma individual, optar por visitar as fases mais relevantes às necessidades do seu negócio. A partir dessa vivência, ele acaba tendo percepções de oportunidades de melhorias para a própria empresa.

“É um novo conceito de capacitação. A nossa proposta é criar conteúdo relevante a partir da abordagem vivencial. Então, o empresário vai brincar, interagir com conceitos e ter uma nova visão para identificar oportunidades de melhorias e possíveis soluções para a empresa dele”, explica.

Pedro Mercês Junior é proprietário do minimercado Mariju há 15 anos. Uma das soluções que chamou sua atenção foi a dica para a exposição de produtos nas gôndolas. “Preciso buscar meios de cortar gastos e aumentar o lucro para manutenção do meu negócio. Produtos muito procurados precisam ter uma melhor visibilidade, por isso vou reorganizá-los. Não podemos ficar parados no tempo e essa vivência foi muito aproveitável”, considera.

O Sebrae 360º em Itaberaba

A cidade de Itaberaba também vai receber o Sebrae 360º nesta quinta-feira, 18, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), e também está voltada para o setor de varejo de alimentos, fazendo parte do encontro do segmento realizado pelo Sebrae na cidade.

Os interessados em conhecer a capacitação podem efetuar a inscrição através dos telefones 75 3221-2153 (Sebrae Feira de Santana) ou 75 3251-1023 (Sebrae Itaberaba). As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. As sessões do Sebrae 360º acontecerão às 11h, 14h30 e 17h30 e têm limite de 20 participantes cada.

O ambiente de minimercado foi o escolhido para o lançamento do Sebrae 360º por ser considerado o segundo maior em número de pequenos negócios no Brasil, representando 6% do PIB nacional e 35% das vendas do setor supermercadista, segundo dados da Pesquisa Minimercados no Brasil – Sebrae 2015. Os pequenos negócios de varejo alimentar de autosserviço são bastante representativos para a economia do país e para a geração de emprego e renda, além de ser um segmento bastante estudado pelo Sebrae.

Programação_Sebrae 360.Itaberaba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here