Empresários de Feira de Santana e Itaberaba conhecem o Sebrae 360º

0

Ferramenta que simula ambiente de minimercado visa identificar oportunidades de melhorias e possíveis soluções para as empresas

Por: Vívian Rodrigues

Em busca de soluções para inovar em seus negócios, empresários do ramo de minimercados estiveram no auditório do Hotel Acalanto nesta terça-feira, 16, para viver a experiência virtual do Sebrae 360º, primeira capacitação 3D realizada na cidade pela instituição. Utilizando fones de ouvido, controles semelhantes aos de um videogame e óculos de realidade virtual, o empreendedor acessa a plataforma na qual é convidado a passear dentro de um minimercado modelo, criado para o treinamento gerencial.

Sebrae_360 (3)

O participante passa por diversas etapas que simulam o ambiente de um minimercado, compreendendo as áreas de gestão de uma empresa, como experiência de compra, gestão de pessoas; mix de produtos, logística; comunicação promocional no varejo, sustentabilidade e inovação.

Segundo o consultor do Sebrae, Leonardo Sampaio Sepúlveda, em cada fase o empreendedor tem contato com diversos conteúdos, desafios e boas práticas de gestão, podendo, de forma individual, optar por visitar as fases mais relevantes às necessidades do seu negócio. A partir dessa vivência, ele acaba tendo percepções de oportunidades de melhorias para a própria empresa.

“É um novo conceito de capacitação. A nossa proposta é criar conteúdo relevante a partir da abordagem vivencial. Então, o empresário vai brincar, interagir com conceitos e ter uma nova visão para identificar oportunidades de melhorias e possíveis soluções para a empresa dele”, explica.

Pedro Mercês Junior é proprietário do minimercado Mariju há 15 anos. Uma das soluções que chamou sua atenção foi a dica para a exposição de produtos nas gôndolas. “Preciso buscar meios de cortar gastos e aumentar o lucro para manutenção do meu negócio. Produtos muito procurados precisam ter uma melhor visibilidade, por isso vou reorganizá-los. Não podemos ficar parados no tempo e essa vivência foi muito aproveitável”, considera.

O Sebrae 360º em Itaberaba

A cidade de Itaberaba também vai receber o Sebrae 360º nesta quinta-feira, 18, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), e também está voltada para o setor de varejo de alimentos, fazendo parte do encontro do segmento realizado pelo Sebrae na cidade.

Os interessados em conhecer a capacitação podem efetuar a inscrição através dos telefones 75 3221-2153 (Sebrae Feira de Santana) ou 75 3251-1023 (Sebrae Itaberaba). As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. As sessões do Sebrae 360º acontecerão às 11h, 14h30 e 17h30 e têm limite de 20 participantes cada.

O ambiente de minimercado foi o escolhido para o lançamento do Sebrae 360º por ser considerado o segundo maior em número de pequenos negócios no Brasil, representando 6% do PIB nacional e 35% das vendas do setor supermercadista, segundo dados da Pesquisa Minimercados no Brasil – Sebrae 2015. Os pequenos negócios de varejo alimentar de autosserviço são bastante representativos para a economia do país e para a geração de emprego e renda, além de ser um segmento bastante estudado pelo Sebrae.

Programação_Sebrae 360.Itaberaba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here