Festival da Canção encerra 4° Encontro Estudantil com muita animação

0

Histórias de vida, sentimentos e experiências foram traduzidos em canções apresentadas, na noite desta sexta-feira (4), durante o 8° Festival Anual da Canção Estudantil (Face), evento que encerrou o 4° Encontro Estudantil da Rede Estadual. Quinze composições, selecionadas entre 1.054 escolas dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NREs), fizeram a alegria de quem compareceu à Arena Fonte Nova, em Salvador. Para Lais Andrade, 18 anos, aluna do Colégio Estadual Amélia Amado, em Itabuna, cantar no Face significou a realização de um sonho.

“A gente faz muita coisa boa durante o ano e as pessoas não sabem. Poder mostrar o que produzimos é especial. Todo mundo que ama cantar quer cantar para muita gente, se mostrar. Hoje tive essa oportunidade e foi perfeito”, comemorou a estudante.
1449273035_Y3C7772
As canções, com diferentes gêneros – reggae, rock, pop, pagode, samba e axé – foram desenvolvidas pelos estudantes da rede estadual em ambiente escolar. Eles abordaram diversos temas ao longo do ano letivo, que contribuíram para o aprendizado dentro e fora da sala de aula.

“Esse movimento em conjunto de busca do conhecimento, por meio da arte, permitiu muita troca de experiência entre eles e com os professores também. Tudo isso tem um valor enorme, pois ajuda a formar o caráter”, afirmou a Rowenna Brito, professora do Colégio Estadual Mário Costa Neto, localizado no bairro da Federação, na capital.
1449273035_Y3C7792
Premiados

O evento, que ainda teve um show da banda Cidade Negra, coroou estudantes de mais de 300 escolas pelo empenho individual e coletivo. Três canções foram escolhidas pelos jurados. Os alunos Felipe Santos Pires, com a música ‘Desafinados’, Carlos Bruno da Câmara, com ‘Vamos Cuidar da Natureza’, e Gabriele Silva Santos, com ‘Amizade Acima de Tudo’, foram os premiados no 8° Face. Jaqueline de Jesus Santos e Roberto Clarisseau Macial Neto conquistaram o título de melhores intérpretes.

“Essa é a primeira vez que participo do Face e não esperava vencer. Queria ter o prazer de participar e venci todas as etapas. Estou muito feliz”, festejou Gabriele Silva Santos. Ela e os outros vencedores ganharam instrumento musical.

Festival Anual da Canção Estudantil
O governador Rui Costa, que entregou os prêmios, acompanhou todo o espetáculo da arquibancada ao lado dos estudantes. Em breve pronunciamento no palco do festival, o governador homenageou os donos da festa. “Eu sou produto de escola pública. Viva os estudantes!”.

A mostra do projeto Dança Estudantil (Dance) também teve a final realizada nesta sexta. Pela tarde, o espetáculo reuniu dança indígena, africana, populares regionais e de rua reafirmando o interesse dos estudantes pelas criações coreográficas.

Festival Anual da Canção Estudantil
Grande público

Iniciado na quarta-feira (2), o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual atraiu mais de 30 mil pessoas para a Arena Fonte Nova. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, o evento refletiu ações promovidas pelo programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Nos três dias do encontro, quatro mil estudantes, da capital e do interior, ocuparam os diferentes níveis da Arena, com exposição de projetos desenvolvidos durante todo o ano nas escolas da rede estadual.
Festival Anual da Canção Estudantil
“Foi um sucesso. Conseguimos fortalecer a educação por meio da arte e motivar os jovens para continuarem estudando e caminhando em direção aos seus sonhos”, constatou o secretário de educação, Osvaldo Barreto.

As famílias também celebraram o conhecimento gerado nas escolas da rede estadual. A conselheira tutelar Elenice Gonçalves veio da Chapada Diamantina para Salvador acompanhar a filha Estefane no evento. Para ela, a família deve estar presente em todas as etapas da vida de uma pessoa.

“Nós estamos sempre juntas. O jovem precisa do suporte da família, assim como da escola. Achei importante vir com ela para o Encontro, que tem uma proposta muito interessante”, ressaltou.

Fonte: SECOM/BA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here