Festival da Canção encerra 4° Encontro Estudantil com muita animação

0
Hospital Regional de Itaberaba

Histórias de vida, sentimentos e experiências foram traduzidos em canções apresentadas, na noite desta sexta-feira (4), durante o 8° Festival Anual da Canção Estudantil (Face), evento que encerrou o 4° Encontro Estudantil da Rede Estadual. Quinze composições, selecionadas entre 1.054 escolas dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NREs), fizeram a alegria de quem compareceu à Arena Fonte Nova, em Salvador. Para Lais Andrade, 18 anos, aluna do Colégio Estadual Amélia Amado, em Itabuna, cantar no Face significou a realização de um sonho.

“A gente faz muita coisa boa durante o ano e as pessoas não sabem. Poder mostrar o que produzimos é especial. Todo mundo que ama cantar quer cantar para muita gente, se mostrar. Hoje tive essa oportunidade e foi perfeito”, comemorou a estudante.
1449273035_Y3C7772
As canções, com diferentes gêneros – reggae, rock, pop, pagode, samba e axé – foram desenvolvidas pelos estudantes da rede estadual em ambiente escolar. Eles abordaram diversos temas ao longo do ano letivo, que contribuíram para o aprendizado dentro e fora da sala de aula.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!

“Esse movimento em conjunto de busca do conhecimento, por meio da arte, permitiu muita troca de experiência entre eles e com os professores também. Tudo isso tem um valor enorme, pois ajuda a formar o caráter”, afirmou a Rowenna Brito, professora do Colégio Estadual Mário Costa Neto, localizado no bairro da Federação, na capital.
1449273035_Y3C7792
Premiados

O evento, que ainda teve um show da banda Cidade Negra, coroou estudantes de mais de 300 escolas pelo empenho individual e coletivo. Três canções foram escolhidas pelos jurados. Os alunos Felipe Santos Pires, com a música ‘Desafinados’, Carlos Bruno da Câmara, com ‘Vamos Cuidar da Natureza’, e Gabriele Silva Santos, com ‘Amizade Acima de Tudo’, foram os premiados no 8° Face. Jaqueline de Jesus Santos e Roberto Clarisseau Macial Neto conquistaram o título de melhores intérpretes.

“Essa é a primeira vez que participo do Face e não esperava vencer. Queria ter o prazer de participar e venci todas as etapas. Estou muito feliz”, festejou Gabriele Silva Santos. Ela e os outros vencedores ganharam instrumento musical.

Festival Anual da Canção Estudantil
O governador Rui Costa, que entregou os prêmios, acompanhou todo o espetáculo da arquibancada ao lado dos estudantes. Em breve pronunciamento no palco do festival, o governador homenageou os donos da festa. “Eu sou produto de escola pública. Viva os estudantes!”.

A mostra do projeto Dança Estudantil (Dance) também teve a final realizada nesta sexta. Pela tarde, o espetáculo reuniu dança indígena, africana, populares regionais e de rua reafirmando o interesse dos estudantes pelas criações coreográficas.

Festival Anual da Canção Estudantil
Grande público

Iniciado na quarta-feira (2), o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual atraiu mais de 30 mil pessoas para a Arena Fonte Nova. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, o evento refletiu ações promovidas pelo programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Nos três dias do encontro, quatro mil estudantes, da capital e do interior, ocuparam os diferentes níveis da Arena, com exposição de projetos desenvolvidos durante todo o ano nas escolas da rede estadual.
Festival Anual da Canção Estudantil
“Foi um sucesso. Conseguimos fortalecer a educação por meio da arte e motivar os jovens para continuarem estudando e caminhando em direção aos seus sonhos”, constatou o secretário de educação, Osvaldo Barreto.

As famílias também celebraram o conhecimento gerado nas escolas da rede estadual. A conselheira tutelar Elenice Gonçalves veio da Chapada Diamantina para Salvador acompanhar a filha Estefane no evento. Para ela, a família deve estar presente em todas as etapas da vida de uma pessoa.

“Nós estamos sempre juntas. O jovem precisa do suporte da família, assim como da escola. Achei importante vir com ela para o Encontro, que tem uma proposta muito interessante”, ressaltou.

Fonte: SECOM/BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here