Ingredientes da agricultura familiar são destaque no Festival Gastronômico de Itaberaba

0

Abóbora, licuri, mel, abacaxi, carne de carneiro e porco, entre outros ingredientes da agricultura familiar foram utilizados por chefs de cozinha que participaram do primeiro Festival Gastronômico, realizado na 3ª Expo Paraguaçu e Feira Territorial da Agricultura Familiar, em Itaberaba. Os eventos têm o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e seguem até este domingo (24), no Horto Municipal de Itaberaba.

Estudantes, cozinheiras e o público interessado em culinária tiveram a oportunidade de participar de aulas com chefs de cozinha renomados, a exemplo de Caco Marinho, que apresentou o prato barreado de carneiro com arroz; a chef Andréa Albuquer, que apresentou a geleia de abóbora com especiarias e chutney de abacaxi; e Bruna Moreira, com o porco defumado com abacaxi caramelizado.

Receitas, dicas de como tratar o alimento para que não haja perda de nutrientes e formas de conservação da comida pronta foram compartilhadas durante as aulas. “Acho que o mais bacana nesse festival é a troca com produtor rural e consumidor final .Essa interação traz um novo olhar para o trabalho valioso do agricultor familiar”, observou Bruna.

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, destacou a inserção do Festival Gastronômico pela primeira vez na programação da Expo Paraguaçu. “Fiquei encantado, pois foi um sucesso e agradou o público. Tivemos casa cheia todos os dias das aulas. Uma mistura de sabores com vários produtos da região”, sintetizou.

Degustação

Para Vanessa Torres, que faz o curso Técnico em Nutrição e Dietética, no Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu (Cetep), “saborear o barreado de carneiro foi muito bom, além de recebermos muitas instruções que dialogavam com conteúdos já vistos em sala”.

Já Marilene Matos, integrante do Conselho Tutelar, degustou a geleia de abóbora com especiarias e chutney de abacaxi. Para ela, o que chamou mais atenção foi a apresentação da receita, pois a chef Andréa Albuquerque, especialista em pães, também ensinou como é possível fazer um pão com fermento natural. “A combinação do pão com chutney e geleia harmonizou muito bem. Ficou leve, saboroso. Uma delícia”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here