Itaberaba inaugura agroindústria de abacaxi para impulsionar economia local

0
Hospital Regional de Itaberaba

Neste domingo (14), o município de Itaberaba, principal produtor de abacaxi da Bahia, celebra um marco importante para sua economia: a inauguração de uma agroindústria de fruta desidratada. A implantação da agroindústria, realizada pela Cooperativa de Produtores de Abacaxi (Coopaita) em parceria com o governo estadual, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), representa um avanço significativo para a região.

Com capacidade instalada para processar até quatro mil quilos de abacaxi por dia, a nova unidade promete gerar 12 empregos diretos, além de utilizar a produção de 150 famílias de agricultores associados. Os investimentos para sua construção alcançaram a ordem de R$ 631 mil, provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!

O presidente da Coopaita, Valdomiro Vicente Victor, ressalta a importância da agroindústria para a valorização dos produtores locais. Inicialmente, a unidade operará com metade de sua capacidade, focando no processamento de frutos menores que eram anteriormente descartados. Com essa iniciativa, espera-se não só reduzir o desperdício, mas também aumentar a renda dos agricultores, que agora receberão cerca de R$ 0,34 por quilo de abacaxi, quase 200% a mais do que o valor anteriormente pago.

A inauguração da agroindústria coincide com a realização da I Festa do Abacaxi, evento instituído pelo governo municipal para destacar a importância da cidade como um polo produtor da fruta. A programação inclui atividades como a I Corrida Rústica do Abacaxi e uma sessão solene na Câmara Municipal, onde a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será homenageada.

O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, marcará presença no evento, ressaltando o compromisso do governo com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento econômico das regiões produtoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here