Itaberaba recebe participantes do Estágio de Vivência no SUS

0

Os municípios de Itaberaba e Andaraí abriram as portas dos seus serviços de saúde para proporcionarem aos estudantes de universidades publicas e privadas, de diversos cursos da área da saúde, uma maior aproximação com o Sistema Único de Saúde (SUS) nos seus diversos níveis de complexidade.

De acordo com os dirigentes da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SEGETS/MS), o VER-SUS/Brasil é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com as entidades estudantis dos cursos da área da saúde e as secretarias municipais de saúde, com o objetivo de oferecer aos estudantes universitários vivências e estágios no Sistema Único de Saúde.

A missão é promover a integração dos futuros profissionais à realidade da organização dos serviços, levando em consideração os aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o controle social e os processos de educação na saúde.

Orientado pela abertura do sistema de saúde, como espaço de ensino e aprendizagem para os estudantes da área da saúde, o VER-SUS/Brasil pretende tornar presente para os estudantes as ações de condução do sistema de saúde.

Segundo a enfermeira Elânia Moraes, referência em Educação Permanente na microrregião, além dos serviços municipais, os universitários também tomaram conhecimento sobre o papel da 18ª Diretoria de Saúde do Estado (Dires), do Núcleo Microrregional de Educação Permanente na Saúde e da Unidade Descentralizada da Escola de formação Técnica em Saúde (EFTS), entendendo assim que o apoio institucional e a educação permanente são de suma importância para a consolidação do SUS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here