Itaberaba receberá 40 mil doses de vacina contra Febre Amarela, diz Edy Gomes

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaberaba, a 296 km de Salvador, confirmou um caso de febre amarela nesta quinta-feira, 11. O paciente é um homem de 49 anos que estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e foi transferido nesta quarta, 10, para o Hospital Couto Maia, em Salvador.

“Recebemos hoje a confirmação através do diretor do Núcleo Regional de Saúde, Edy Gomes, de que os testes de laboratório comprovam se tratar mesmo de febre amarela”, afirmou o secretário de Saúde de Itaberaba, João Rodrigues. Ele disse que desde quinta, quando o paciente foi internado com suspeita de febre amarela, são adotadas na cidade medidas para evitar a proliferação da doença.

Segundo levantamento do Sistema de Saúde local, o homem mora com sua família no município de Taboão da Serra e passou as festas de final de ano em Itapecerica da Serra, ambos em São Paulo, tendo este último registrado diversos casos confirmados da doença.

Em Itaberaba, ele e a mulher passavam férias na casa de familiares, no bairro Paroquial. As pessoas da casa e da vizinhança já foram vacinadas e os imóveis no entorno da residência e na UPA 24 horas estão recebendo tratamento especial para eliminar qualquer foco do mosquito Aedes aegypti.

“Através de familiares e das equipes médicas, tivemos a informação que hoje ele está com a saúde estável, mas seu estado é delicado e requer cuidados”, disse João Rodrigues, salientando que a experiência do médico que atendeu o paciente foi favorável para identificar a doença e acelerar o diagnóstico.

Cerca de 40 mil pessoas devem ser vacinadas em Itaberaba contra a febre amarela, de acordo com o secretário. Nesta quinta, ele estabelece, com o Núcleo Regional de Saúde, a estratégia para intensificar as medidas de profilaxia e evitar que outras pessoas contraiam a doença.

Edy Gomes afirmou que a cidade de Itaberaba receberá 40 mil doses de vacina e cumprirá a meta de vacinação e 15 dias com o apoio de uma base avançada de vacinação do estado. De ontem para hoje, pelo menos 800 pessoas ja foram vacinadas na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here