ITABERABA SE PREPARA PARA A SUA 1ª FESTA DO ABACAXI

1

Itaberaba, considerada Terra do Abacaxi, está se preparando para a 1ª Festa do Abacaxi, que será realizado no dia 14 de agosto. O evento contará com ações diversificadas durante o dia, incluindo atividades esportivas e a inauguração da Indústria de Processamento de Frutos de Abacaxi.

Esta festa tem o intuito de difundir o nome de Itaberaba enquanto melhor abacaxi do Brasil, sendo destaque nacional na produção e qualidade dos frutos, além de valorizar os produtores e as características do município.

Itaberaba representa hoje mais de 50% da produção de abacaxi do estado, colocando a Bahia em posição de destaque como quarto produtor do Brasil.

Esta é a atividade econômica e social mais importante do município, especialmente, para os agricultores familiares com área cultivada de 5.600 hectares, gerando 6 mil empregos e receita anual de R$ 100 milhões.

Pela importância da atividade para o município, o poder público local instituiu, no segundo domingo de agosto, o “Dia da Festa do Abacaxi”.

Esta ação está sendo organizada pelo Grupo Gestor do Abacaxi – Itaberaba-Ba, que envolve a Prefeitura de Itaberaba, Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (COOPAITA), Banco Nordeste, Banco do Brasil, EBDA, Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil (SICOOB), Sebrae, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Secretaria Estadual de Agricultura. O Grupo irá contar também com o apoio da Câmara Municipal de Itaberaba.

A 1ª Festa do Abacaxi vai procurar registrar na história esse momento marcante na economia e no desenvolvimento de Itaberaba.

Confira a programação da 1ª Festa do Abacaxi de Itaberaba

 06:00 – Maratona do Abacaxi

08:30 –  Sessão Solene da Câmara Municipal de Itaberaba Homenagem à EMBRAPA/ CNPMF

10:00 –  Visita ao  ¨Ponto do Abacaxi¨- BR 242, próximo ao viaduto

10:30 – Inauguração da Indústria de Processamento de Frutos de Abacaxi, Estrada de Ipirá – Próximo ao Aeroporto

12:00  – Degustação de abacaxi e derivados.

15:30 – 1ª Jogo da Final da “X COPA DO ABACAXI”

As informações são do Blog do joão filho

1 COMENTÁRIO

  1. NA CONDIÇÃO DE BAIANO GRAÇAS A DEUS, É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE TOMO CONHECIMENTO DA PUJANÇA DESTE MUNICIPIO QUE MUITO ME ORGULHA POREM DISTANTE POIS DESDE CRIANÇA COMO RETIRANTE VIM MORAR EM SÃOPAULO MAS PARTE MINHA É A BAHIA EM ESPECIAL ITABERABA TERRA EM QUE NO ANO 1967 ME VIU NASCER É COM MUITA SAUDADES QUE ME LEMBRO DA PRAÇA DO ROSARIO E DOS MEUS FAMILIARES QUE AI RESIDEM ME DESPEÇO AGRADECENDO A OPORTUNIDADE DESTE BREVE RELATO E SE POSSIVEL ME ENVIE NOTICIAS DA NOSSA QUERIDA CIDADE
    DEUS ABENÇOE A TODOS ITABERABENSEM …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here