Itaberaba se prepara para a 1ª Festa do Abacaxi: Valorização da Terra do Abacaxi

1
Hospital Regional de Itaberaba

No próximo dia 14 de agosto, Itaberaba, conhecida como a Terra do Abacaxi, celebrará sua primeira Festa do Abacaxi. O evento, que terá uma programação diversificada ao longo do dia, contará com atividades esportivas, inauguração da Indústria de Processamento de Frutos de Abacaxi e outras atrações.

O objetivo da festa é difundir o nome de Itaberaba como produtor de alguns dos melhores abacaxis do Brasil, destacando-se nacionalmente pela qualidade e quantidade dos frutos. A cidade, que representa mais de 50% da produção de abacaxi do estado, coloca a Bahia em posição de destaque como o quarto maior produtor do país.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!

Essa atividade econômica e social é fundamental para o município, especialmente para os agricultores familiares. Com uma área cultivada de 5.600 hectares, a produção de abacaxi gera cerca de 6 mil empregos e uma receita anual de aproximadamente R$ 100 milhões.

Pela importância da atividade para a cidade, o poder público local instituiu o “Dia da Festa do Abacaxi”, a ser comemorado no segundo domingo de agosto.

A organização da festa está a cargo do Grupo Gestor do Abacaxi – Itaberaba-BA, que conta com a participação da Prefeitura, Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (COOPAITA), instituições financeiras, órgãos de pesquisa e assistência técnica. O evento também contará com o apoio da Câmara Municipal de Itaberaba.

A programação da 1ª Festa do Abacaxi incluirá uma Maratona do Abacaxi, sessão solene da Câmara Municipal homenageando a EMBRAPA/CNPMF, visitas ao “Ponto do Abacaxi” próximo ao viaduto da BR 242, inauguração da Indústria de Processamento de Frutos de Abacaxi e degustação de abacaxi e seus derivados. Além disso, será realizado o primeiro jogo da final da “X COPA DO ABACAXI”, promovendo o esporte local como parte das celebrações.

A 1ª Festa do Abacaxi de Itaberaba promete marcar um momento importante na economia e no desenvolvimento da cidade, celebrando uma tradição que faz parte da identidade e do orgulho dos habitantes locais.

1 COMENTÁRIO

  1. NA CONDIÇÃO DE BAIANO GRAÇAS A DEUS, É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE TOMO CONHECIMENTO DA PUJANÇA DESTE MUNICIPIO QUE MUITO ME ORGULHA POREM DISTANTE POIS DESDE CRIANÇA COMO RETIRANTE VIM MORAR EM SÃOPAULO MAS PARTE MINHA É A BAHIA EM ESPECIAL ITABERABA TERRA EM QUE NO ANO 1967 ME VIU NASCER É COM MUITA SAUDADES QUE ME LEMBRO DA PRAÇA DO ROSARIO E DOS MEUS FAMILIARES QUE AI RESIDEM ME DESPEÇO AGRADECENDO A OPORTUNIDADE DESTE BREVE RELATO E SE POSSIVEL ME ENVIE NOTICIAS DA NOSSA QUERIDA CIDADE
    DEUS ABENÇOE A TODOS ITABERABENSEM …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here