O Grupo de Estudos Literatura e Periferia (s) da UNEB – Campus XIII promove debate com escritor Marcelino Freire

2

O Grupo de Estudos Literatura e Periferia(s) – GELP(s) da UNEB – Campus XIII (Itaberaba), coordenado pela Profa. Dra. Luciana Moreno, pesquisa desde 2014, a produção literária brasileira contemporânea, especialmente aquela, forjada nas margens sociais. Seu objetivo é contemplar as diversas vozes dos espaços periféricos, incluindo-as ao âmbito dos estudos literários.

Anualmente, os participantes do grupo de pesquisa elegem dois expoentes da escrita periférica, lêem as obras dos autores elencados e as discutem pelo viés da análise literária. Após, esta etapa, os escritores são convidados a estar com o grupo, estabelecendo um diálogo e ampliando as leituras realizadas. Em 2014, a obra de autores como Fábio Mandingo e Sérgio Vaz foi amplamente estudada pelo GELP(s). Os resultados das pesquisas tornaram-se artigos da revista anual do grupo, foram apresentados em eventos acadêmicos e também nas escolas de educação básica em forma de palestras, comunicações e oficinas.

di_campus

Neste ano de 2015, o GELP(s) retoma suas atividades e durante o primeiro semestre, debruça-se sobre a obra do pernambucano Marcelino Freire. Este renomado autor escreveu cinco livros de contos, dentre eles Contos Negreiros (que lhe rendeu o Prêmio Jabuti em 2006) e o romance Nossos Ossos (vencedor do Prêmio Machado de Assis em 2014 e concorrente ao Prêmio Portugal Telecom 2015). Autor de prosa pungente e agitador cultural, Marcelino Freire promove anualmente a Balada Literária, evento que reúne escritores na Vila Madalena em São Paulo, lugar onde reside há mais de 20 anos. Em sua narrativa fortemente marcada pela oralidade dramática de suas personagens, o autor jamais deixou de imprimir Sertânia/ PE, sua cidade natal.

20150703112220

No dia 23 de julho, o escritor se reunirá com os pesquisadores do GELP(s) e promoverá uma oficina de escrita criativa e produção literária em Itaberaba. No dia 24 de julho, o GELP(s) receberá o escritor no Auditório da UNEB – Campus XIII, às 17h e tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica e o público interessado a prestigiar sua palestra que celebrará a culminância das pesquisas empreendidas pelo GELPs no primeiro semestre deste ano. Após, o evento haverá vendas dos livros do autor e sessão de autógrafos.

Ressaltamos que como esta atividade foi marcada antes da deflagração da greve, conforme consta em ata de reuniões do Colegiado de Letras e do Conselho Departamental, ela está liberada para ocorrer.

2 COMMENTS

  1. Olá, boa noite!

    Nossa, fiquei imensamente feliz ao ver que
    O ensino e pesquisa está acontecendo no Campus
    XIII. E, sobre a coordenação de uma excelente
    E inspiradora professora dra. Luciana Moreno.
    Quero aqui patanrnizá_la pelo brilhante projeto
    e colocar_me a disposição para se possível ser mais
    uma integrante desse grupo. Quero muito marcar presença
    no encontro que acontecerá dia 23 e 24 deste. PARABÉNS, ESTUTLDANTES PARABÉNS LÚ MORENO.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here