Prefeito Ricardo Mascarenhas, assina parceria com a CGU e ao Sistema Nacional de Ouvidorias do Ministério da Transparência.

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O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, reafirmando seu comprometimento com a transparência na gestão pública, assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Ouvidorias do Ministério da Transparência e CGU (e-Ouv Municípios), com isso Itaberaba se torna a primeira da região. Na última segunda-feira (6), o prefeito Ricardo Mascarenhas formalizou a entrega do termo de adesão ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).

Essa união com a CGU traz um importante apoio ao município de Itaberaba, ao disponibilizar uma ferramenta informatizada própria para as ouvidorias, gratuita e sem necessidade de instalação de software nos servidores e computadores da prefeitura. O demandante poderá acompanhar de maneira mais simples todas as informações sobre os processos.

O e-Ouv Municípios está disponível por meio da adesão ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort) e oferece benefícios tanto para a sociedade como para a administração pública municipal.

O prefeito Ricardo Mascarenhas, ainda destacou a equipe técnica e a oferta da qualidade do serviço. “A nossa Ouvidoria conta com uma equipe técnica preparada para ouvir a população, encaminhar suas reivindicações e trazer soluções. Trabalhamos forte para que possamos oferecer um serviço de qualidade para a população de Itaberaba e essa parceria com a CGU vem consagrar os nossos esforços para um governo limpo e transparente”, disse Ricardo.

A ouvidoria está instalada na Secretaria de Comunicação e tem seu funcionamento de segunda a sexta feira, em horário comercial, das 08h ás 12h e das 14h ás 17h.

A partir da manifestação do cidadão, a ouvidoria busca melhorar a qualidade de atendimento de serviços públicos oferecidos de forma que a população possa sentir-se satisfeita, e ter suas necessidades atendidas.

Entre as tarefas da ouvidoria, estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender a solicitação.

A ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações às Secretarias e demais unidades de gestão pública, bem como recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas. Depois de a mensagem ser examinada e respondida, a ouvidoria comunica o parecer ao manifestante, funcionando como um canal mais humano de interlocução com o público.

A manifestação pode ser efetuada por carta, e-mail, redes sociais, telefonemas ou pessoalmente.

As manifestações recebidas pela Ouvidoria, analisadas e encaminhadas às secretarias ou unidades gerenciais para providências ou manifestação..

No site da Prefeitura de Itaberaba, os cidadãos e cidadãs podem, ainda, acompanhar todas as informações referentes aos dados contábeis e fiscais, como por exemplo, empenhos, receitas e despesas, diárias, licitações etc., acessando o “Transparência Fiscal”, na barra superior da página principal, que direciona ao link do Portal da Transparência, ou diretamente nos banners referentes a cada item destacados no site.

Também no site institucional da prefeitura, os itaberabenses podem ler ou baixar o Diário Oficial do município com informações sobre o processo licitatório, nomeações ou contratações de servidores, promulgação de leis, decretos e outros atos administrativos.

Ampliando a comunicação e interação com os munícipes, a Prefeitura de Itaberaba ainda disponibiliza diversas páginas nas redes sociais, como Facebook, Whattsapp, Youtube, aproximando a população à gestão municipal.

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