Prefeito Ricardo Mascarenhas credencia a UPA 24 horas que passará a receber recursos do Ministério da Saúde

0

Com a conquista de Ricardo Mascarenhas, o Governo Federal participará financeiramente com a manutenção dos serviços de atendimento prestados para a população, A UPA começou a funcionar em Itaberaba em 2016 sem ser credenciada.

Os bons frutos das viagens a Brasília do prefeito de Itaberaba; Ricardo Mascarenhas não pára de surgir, logo após noticiar a conquista do tão sonhado Arco Cirúrgico para o Hospital Geral de Itaberaba e da implantação de um Tomógrafo, o Ministério da Saúde informou o credenciamento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do município de Itaberaba.

Um dos requisitos que levou ao credenciamento da UPA foi o efetivo funcionamento da unidade de saúde mediante as mudanças e melhorias implantadas na gestão Ricardo Mascarenhas. A portaria 1.270 de 05 de outubro de 2017 estabelece recursos a serem destinados ao Município de Itaberaba no montante de R$ 1.200.00,00 anuais para custeio, em parcelas mensais de R$ 175.000,00 para o Fundo Municipal de Saúde de Itaberaba.

De acordo com o prefeito Ricardo Mascarenhas, o recurso vem em boa hora.
“A nossa decisão de qualificar os serviços de urgência e emergência no município foi acertada e coroada agora com o reconhecimento do Ministério da Saúde, nossa aposta em investir na UPA, trouxe um grande benefício para a cidade, pois agora ela obedece a um padrão de atendimento de urgência a nível nacional”, afirma o prefeito.

A notícia continua após esta Publicidade

De acordo com informações obtidas por nossa equipe, boa parte dos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento poderia ser resolvida em postos de saúde ou em casa. A Unidade de Pronto Atendimento é a porta de entrada para casos de urgência e emergência como infartos ou acidentes de trânsito. A UPA de Itaberaba trabalha através conforme determinação internacional, as pessoas são atendidas conforme o grau de necessidade.

Até a conquista da habilitação, a prefeitura vinha mantendo a UPA com recursos próprios. “Foi uma iniciativa bem planejada da nossa gestão, com a consolidação da UPA, vamos dar procedimento às metas e programas do nosso governo promovendo assim melhorias em outros setores”, segundo João Rodrigues, secretário municipal de saúde.

A habilitação demonstra também que a UPA de Itaberaba agora atende aos protocolos e as normas do Ministério da Saúde, prestando um serviço de qualidade para a população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here